Uma Mensagem Para 2019: Novo Ano, A Mesma Certeza

Entre tantas sensações que percorrem nossas mentes e corações nestes últimos dias que antecedem a chegada de mais um ano, uma das que mais tem se feito presente é a assombrosa sensação de que tudo passou muito rápido.

“Parece que foi ontem!”– dizemos uns aos outros, por vezes espantados ao percebermos que tais palavras, mais que um jargão popular, são verdadeiras. O ano continua com os seus mesmos 365 dias, porém a sensação é de piscarmos os olhos e então já estarmos com o “9” tomando o lugar do “8” em nossos calendários. Por quê?

Poderíamos eleger muitas razões para esta sensação de rapidez. Muito trabalho, muitas informações, muitos compromissos…certamente todas as respostas têm parte na discussão, porém certamente há uma não tão pensada, contudo, perigosamente presente: ficamos facilmente ansiosos.

Como será o ano de 2019? Como ficará nosso coração? Qual decisão certa a ser tomada? Família, amigos, trabalho, objetivos…como será nossa vida diante de Deus? Como andará nossa igreja? Todas estas grandes questões são importantes e quando paramos para pensar nelas, muitas vezes a alegria do Natal é substituída pela ansiedade do novo ano. Qual o antídoto para tal ansiedade? A certeza que o Natal nos traz.

Estamos ainda com o espírito de nossas celebrações de Natal em mente. Há poucos dias cantamos alegremente sobre uma “noite de paz, noite de amor”. Uma noite em que os céus se tornaram brilhantemente claros pela glória do que aquela noite nos trouxe. Anjos majestosamente cantando sobre um bebê numa pobre e rural manjedoura. Nascia o Rei, nascia o Salvador. Jesus Cristo se fez carne.

Ora, não é nesta a certeza mais importante sobre a qual nossa vida deve se ancorar? Deus se fez carne em Jesus. Deus nos ama em Jesus. Deus salva pecadores em Jesus. Não é sem razão que muitos cristãos pintavam âncoras em suas casas para simbolizarem este tão precioso atributo do evangelho. Jesus é a certeza de que Deus não nos abandonou.

Diante disso, eu lhe asseguro: todas as questões importantes que o ano de 2019 trará, em todas estas Jesus Cristo está ao seu lado. Ele é o nosso amigo fiel, embora tantas vezes sejamos infiéis. Ele atravessou a morte para que quando nós andássemos pelo vale escuro como a sombra da morte, ele estivesse conosco. Ele foi desamparado na cruz, para que o Pai nunca nos desamparasse. Ele morreu e ressurgiu para que nós passássemos da morte para a vida eterna. E não qualquer vida, mas abundante vida.

Esta é a certeza que precisamos diante de quaisquer superficiais incertezas dos próximos 365 dias. Esta é a certeza que pode nos fazer florescer: a certeza de que nos dias que virão Deus permanecerá renovando sobre nós de sua misericórdia, ao nascer de cada manhã. A certeza que fomos amados, perdoados e reconciliados na cruz de Jesus, e agora nosso irmão mais velho nos recebe na casa do Pai para um delicioso banquete em família. Nós, e todos os nossos irmãos igualmente adotados.

Que a certeza da manjedoura, dos anjos cantando e do amor do Emanuel nos ensine a continuar a esperar por ele em 2019.

“Faze-me ouvir, pela manhã, da Tua graça, pois em Ti confio; mostra-me o caminho por onde devo andar, porque a Ti elevo a minha alma. Livra-me, Senhor, dos meus inimigos; pois em Ti é que me refugio. Ensina-me a fazer a Tua vontade, pois Tu és o meu Deus; que o teu bom Espírito me guie por terreno plano” (Salmo de Davi, n. 143, versos 8 a 10)

Que o “bom Espírito” nos guie em 2019 na certeza do Natal.

Feliz ano novo com o Deus de sempre!

Pastor Gabriel