Uma mãe em Israel

Uma mãe em Israel

… até que eu, Débora, levantei-me por mãe em Israel.” (Juízes 5:7)

Toda mãe operosa em amor e cuidado é um exemplo para nós. No último domingo celebramos o “Dia das mães” com muita alegria, e como foi lindo ver as mais diversas manifestações de carinho e agradecimento por elas, e ai de nós se não fossem as mães que sempre cuidaram de nós com amor, zelo e firmeza! Sim, digo firmeza pois se tem algo que mães nos ensinam e exigem com toda razão é a obediência, obediência para o nosso próprio bem. E melhor ainda é esse cuidado quando a mãe dá o exemplo da sua própria obediência ao Senhor, afinal de contas, não existe pessoa mais copiada em atitudes do que a mãe.

Débora foi um exemplo de vida, um exemplo de mãe, um exemplo de obediência a ser seguido. A Bíblia não nos diz muita coisa sobre Débora além de descrevê-la como uma profetisa, uma juíza muito estimada de Israel e a esposa de Lapidote. Não sabemos se a descrição que as Escrituras fazem dela como “mãe em Israel” significa que ela teve filhos ou que cuidou de Israel como só uma mãe amorosa pode cuidar.

Além disso, a Bíblia não nos indica por que Deus a escolheu para se tornar uma juíza. Sem dúvida, parece estranha a uma mulher, levando-se em conta o fato de que se tratava de uma cultura normalmente governada por homens. No entanto, Deus não está limitado à tradição. Ele vê o coração dos indivíduos que lhe servem e os usa para os seus santos propósitos.

Débora amou o Senhor e serviu a Ele fielmente. Sabemos que as pessoas confiavam nela e que até o comandante do exército, Baraque, respeitou-a como líder.

Ao estudarmos a vida de Débora, percebemos que não é necessário um determinado conjunto de credenciais para alguém se tornar um servo eficiente de Deus. Existe apenas um requisito: um coração fiel e disposto a ser usado por Ele. O Senhor usa a pessoa que o ouve e lhe obedece.

Débora colocou-se à disposição de Deus, e Ele lhe deu a capacidade de ser vitoriosa. A obediência sempre traz bênção, e não necessariamente bênção material, mas uma vida plenamente satisfeita em Deus e na comunhão com Ele, e se esta comunhão for prioridade resultará num grande impacto em nossas famílias com paz e alegria.

Que possamos estabelecer esta meta de obedecer ao Senhor e vê-lo agir em nossas vidas, que, assim como Débora (uma mãe em Israel), possamos nos levantar como exemplo de vida para os nossos filhos, irmãos, amigos e pessoas que ainda não tiveram um encontro com Cristo.

Que Deus nos abençoe!

Em Cristo,

Pr. Vinícius Lacerda.