Uma Igreja Cristocêntrica

Foi em Antioquia da Síria que os seguidores de Jesus Cristo foram pela primeira vez chamados de Cristãos, ou seja seguidores do Cristo, messias, enviado, ou como nossa juventude fala “the one”. Uma Igreja Cristocêntrica é aquela que tem a vida, os ensinos, a postura, o ser de Jesus como centro de sua existência.

Para os membros desta igreja que a Fé Cristã deve dominar a totalidade da vida e da existência do homem, eles creem que “Jesus Cristo é Senhor, não somente do serviço de adoração da igreja aos Domingos, mas de todos os dias.” (Abraham Kuyper). Em uma Igreja Cristocêntrica tudo pertence a Cristo, e tudo o que presentemente se encontra debaixo do domínio do pecado deve ser reorientado para a justiça bíblica. Concordamos com Francis Schaeffer quando ele declarou que “um dos grandes problemas com os Cristãos hoje é que eles vêem as coisas em pequenos pedaços, em vez de vê-las como um todo.”

Se noutro tempo vivíamos dentro de uma visão de mundo onde o cristianismo era o centro, hoje vivemos num mundo onde o homem é o centro da existência. Isso acontece como resultado do Antropocentrismo – o homem, e não Deus é o centro de todas as coisas, o ser humano não visualiza Deus, só a si mesmo e prefere ser rebelde para com as suas leis, tem dificuldade para reconhecer a soberania de Deus, o homem não conhece os fundamentos da fé cristã, e a pós-modernidade faz com que o ser humano pense mais no seu prazer em detrimento, de Deus. Portanto, devemos estar especialmente vigilantes para enfatizar o Senhorio de Cristo em todas as áreas da vida, a fim de que não venhamos simplesmente a afirmar a visão humanista e secular das coisas por falta de outra opção.

A Bíblia declara que “quer comamos ou bebamos, devemos fazer tudo para a glória de Deus” (1Co.10:31), estabelecendo que todas as áreas da vida devem estar debaixo da autoridade de Cristo, ou seja: arte, ciência, tecnologia, vocação, mídia, políticas, economias – todas estas e mais – se encontram debaixo da autoridade de Cristo. Como Calvinistas, não cremos que haja áreas “neutras” da vida em que tanto o crente como o não crente possam concordar nos princípios básicos destas áreas. (Cornelius Van Til). Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida, Ele não é simplesmente um caminho, uma verdade e uma vida para alguma parte de nossa existência.

Uma Igreja Verdadeiramente Cristocêntrica vive e interpreta todas coisas desde a “perspectiva” de Deus em Jesus Cristo. Nela Jesus Cristo é o Senhor da vida de seus membros, e o conhecimento de Cristo domina o seu próprio ser, “trazendo todo pensamento cativo a Cristo.” (2Co.10:5), como diz a Escritura. Nela Jesus Cristo deve dominar a totalidade de sua vida e da vida de seus membros, pois “Assim como a alma energiza o corpo, também Cristo comunica vida a seus membros. Eis uma notável afirmação, ou seja, que os crentes vivem fora de si mesmos, isto é, em Cristo”. (João Calvino).

Assim, se queremos ser uma Igreja Verdadeiramente Cristocêntrica, a vida deve preceder a ação. O caráter deve preceder a performance, a vida com Deus deve preceder o testemunho no mundo. Se não formos humildes de espírito, se não chorarmos pelos nossos pecados, se não tivermos fome e sede de justiça, se não formos puros de coração, se não formos mansos, misericordiosos e pacificadores, não poderemos ser sal nem luz. Não podemos demonstrar o que não somos. Não podemos refletir o que não temos. Primeiro precisamos ter vida com Deus para depois termos vida para Deus. (Hernandes Dias Lopes). Você tem sido sal da terra e luz do mundo? Tem influenciado as pessoas de forma particular e também de forma pública? Tem revelado o caráter de Cristo em suas palavras e ações? É tempo de entendermos quem somos para cumprirmos com entusiasmo nossa vocação no mundo – queremos ser uma Igreja Verdadeiramente Cristocêntrica.

Rev. Jouberto Heringer

Capelão do Mackenzie Rio