Um Lar Feliz

Rute 3.1

            É interessante notar como Deus faz as coisas. Um fato dos mais curiosos na vida e história de Rute é contado nos últimos versículos do livro: “… e Jessé gerou a Davi.” (4.22). E é sabido que, pela providência divina, a Raiz da árvore genealógica de Davi bateu às portas de José e Maria (conf. Mateus 1.5s; 16).

Outro fato é perceber como Deus tomou a família esfacelada de Noemi e proveu restauração a essa casa. O Senhor tomou para si a vida de Elimeleque, Malom e Quiliom; marido e os dois filhos de Noemi (1.3,5). Restaram-lhe as duas noras. Orfa atendeu à opção de sua sogra para voltar para sua terra e buscar a felicidade. Rute encontrou a sua alegria no Deus do povo de sua sogra (1.14-16). E o final dessa história já foi contada acima.

E em se tratando de família, pensa-se em um lar. Foi esse o pensamento de Noemi ao perguntar, retoricamente, para Rute (3.1): “Minha filha, não hei de eu buscar-te um lar, para que sejas feliz?”.

Não há como se entender um lar de outra forma que não seja um lugar de alegria. E a verdadeira alegria está num lugar em que a presença do Senhor é sentida e desfrutada. Se assim não for, o lugar é somente uma construção, seja com telhado de sapê, seja uma mansão.

Um lar feliz existe quando seus moradores buscam ajudar os interesses uns dos outros. “… não hei de eu buscar-te …”. Noemi queria o bem de sua nora, ainda que se possa perceber que Rute já era feliz; tanto que escolheu ficar. Por sua vez, Rute, igualmente não se esquecia de sua sogra; ao que ela apanhava das espigas na plantação, levava para Noemi (2.17s). E não é o Senhor que dá infinitamente mais do que se pede ou pensa (conf. Efésios 3.20)? Não é o Senhor que sabe de todas as necessidades (conf. Filipenses 4.19)? E isso já não é motivo mais do que suficiente para se fazer do lar um lugar feliz?

Nesse mês de maio, tradicionalmente tido como mês da família, os altares ficam cheios de tantas juras de amor e esperanças de extensas alegrias a dois. Que o seu lar não fique preso somente a esses 31 dias pela esperança da alegria. Busque a presença do Senhor durante o ano inteiro, e viva na certeza de que no final das contas o Senhor é quem te dará bom êxito (conf. Neemias 2.20).

Que o Deus da família abençoe sua vida!

Pastor Maurício