Um Coração Diante De Deus

Salmo 116.1-9

A constância da batida de nosso coração é algo curioso. É uma das primeiras manifestações visíveis da vida. Bate a vida inteira a enviar sangue para cada canto do nosso corpo. Por isso é bom tratar bem dele; e ter uma boa alimentação e uma rotina saudável de exercícios sãos dicas valiosíssimas.

Tum…       tum…       Tum…       tum…       Tum…       tum…

Porém, algumas situações que acontecem conosco tiram o nosso coração do seu compasso rotineiro. Pode ser por causa de uma corrida, por exemplo. Talvez, por conta de uma alegria que chega a nós, repentinamente. E nos emocionamos por isso.

Tum…   tum…   Tum…   tum…   Tum…   tum…

Entretanto, também pode ser por desgostos e aflições. E não estamos livres de sofrê-los. E nosso coração também responde a isso. Talvez bata forte também. Mas, num compasso diferente. Mais rápido. Palpitante. Dolorido. Choroso.

Tum…tum…Tum…tum…Tum…tum…

Mas o salmista é sábio ao iniciar seu escrito dizendo que ama o Senhor porque Ele ouve a sua voz (v. 1). O Senhor ouve a nossa voz! Ainda que laços de morte nos cerquem e angústias do inferno queiram se apoderar de nós (v. 3), amamos o Senhor porque Ele nos ouve; pois Ele é compassivo e justo e misericordioso (v. 5). E a nossa alma, traduzida pelo nosso coração, deve se dar conta disso, pois o Senhor vela pelos simples e nos salva (v. 6).

Tum…   tum…   Tum…   tum…   Tum…   tum…

Então, diante disso, podemos descansar em Deus. Pois, a maior das aflições, a maior das angústias não será vivida por nós; Cristo já as sofreu em nosso lugar (conf. Marcos 14.33s; Lucas 22.44). Então, volta, minha alma, volta, meu coração, ao seu sossego, pois o Senhor tem sido generoso com você (v. 7). Secou as lágrimas dos nossos olhos e firmou os nossos pés (v. 8). Andemos, por fim, seguros com o nosso Deus (v. 9). E, então, o nosso coração já pode voltar ao seu compasso tranquilo.

Tum…       tum…       Tum…       tum…       Tum…       tum…

Pastor Maurício