Tudo posso naquele que me fortalece

Filipenses 4.10-13

Quando escreve aos cristãos filipenses, Paulo está preso. Não cumprindo pena de prisão (que isso não existia no mundo antigo), mas detido, sob custódia e investigação, aguardando julgamento.
Não sabemos em que cidade ou em que lugar ele se encontra detido, nem por quanto tempo fica preso. Não sabemos exatamente em que condições ele está. Não sabemos ao certo se ele desfruta de algum conforto, se tem condições ideais de higiene, se alimenta de maneira adequada, se dispõe de roupas limpas para usar. É possível que Paulo não estivesse numa masmorra suja e certamente está privado da sua liberdade de ir e vir.
Além disso, Paulo está entrado em anos. Não é nenhum menino. E parece sentir a morte próxima. Seria caso de o encontrarmos cansado da vida, desanimado, desistente? De maneira alguma. Paulo ainda se sente bem-disposto para continuar fazendo a obra do Senhor. Paulo ainda sente alegria de servir a cristo. (Esta é, de suas cartas que nos chegaram, a que mais fala de sua alegria: Fp 1.4; 1.18; 2.2; 2;17; 4.1; 4.10; e a que mais exorta a alegria: 2.18; 2;28; 3.1; 4.4.) Por que pode Paulo alegrar-se, apesar da circunstância tão desfavorável? Onde encontra forças para prosseguir?
Paulo se alegra e contra forças no Senhor, de cujo amor nada nos pode separar. O Senhor é quem nos fortalece. “Tudo posso Naquele que me fortalece. ’’ Precisamos ser fortes. As lutas da vida são grandes, e são muitas. São exigentes, e inescapáveis. Não se pode fugir delas, não adianta fingir que não existem. E preciso força para lutar. O Senhor é Aquele que nos fortalece. O Senhor pode nos fortalecer porque Ele mesmo é forte. Todo Poderoso. Ele derrotou a própria morte na Sua ressureição. Ele é vencedor do mundo (Jo 16.31). Ele nos faz mais que vencedores (Rm 8.37). Ele completará a Sua obra em nós (Fp 1.6). A nossa força não vem de nós. Não somos fortes de nós mesmos; pelo contrário, somos fracos. Mas, quando somos fracos, aí é que somos fortes (2Co 12.9-10). Somos fortes em nossa fraqueza porque aí é que fica claro o quanto dependemos do Senhor, aí é que vemos que contamos com o Senhor somente. O Senhor nos fortalece. E a força do Senhor nos possibilita enfrentar todas as situações difíceis da vida. ‘’Tudo posso naquele que me fortalece’’. Tudo é tudo mesmo (Fp 4.11b-12). “Tudo posso’’. Faz lembrar a palavra de Jesus: “Tudo é possível ao que crê’’. (Mc 9.23; ver também Mc 11.22-24). A vida não é só constituída de coisas boas e agradáveis. A vida é bem difícil. Dela também fazem parte as coisas duras e dolorosas que machucam e causam sofrimento.
O mundo não é um vale de lágrimas, mas nos dá muitos motivos para chorar. E há momentos em que achamos que não vamos aguentar, que não vamos conseguir, em que cogitamos até de entregar os pontos. Mas o Senhor, que nos fortalece, nos ajuda a seguir lutando, sem desanimar nem desistir. Ele nos torna capazes de tudo.
O Senhor não nos abandona nem nos desampara. Ele não nos deixará sós, nem por conta de nossos parcos recursos. Lembrar 1Co 10-13. E o senhor coloca pessoas em nosso caminho que nos ajudam, como Paulo foi grandemente ajudado pelos cristãos filipenses, e mais de uma vez (Fp 4.10, 14-16). O Senhor nos fortalece. E o Senhor nos dá condições de tudo enfrentar. Mas para que seja efetivamente assim, é imprescindível estar no Senhor. Este é o segredo da força e do poder de tudo suportar, de a tudo resistir, de a tudo vencer. Só é fortalecido, só tem condições de encarar todos os problemas e adversidades e sair vitorioso aquele que está unido com Cristo, no âmbito da comunhão de Cristo, em Cristo.
A palavra mais importante de versículo 13 de Filipenses 4 é “naquele’’. ‘”Tudo posso naquele que me fortalece.’’ Paulo estava em Cristo. Seu viver era Cristo (Fp 1.21; Gl 2.20). Sua alegria era no Senhor (e enorme). Por isso, podia todas as coisas. Ele não era o cara, nem um super-homem. Era alguém sustentado pela graça do Senhor. Suprido em cada uma de suas necessidades pela riqueza em glória do próprio Deus, que se manifesta através do amor dos irmãos e que se mostra também na vida de todos os crentes (Fl 4.18-19). É preciso estar em cristo. Como podemos estar em cristo, como partilhamos a vida com ele? Pela fé nele como nosso senhor e salvador, que nos faz novas criaturas e transforma o nosso ser e o nosso viver- como aconteceu com Paulo. Que cada um de nós, crendo em Jesus Cristo, possa dizer sempre com Paulo. ‘’Tudo posso naquele que me fortalece’’.

Rev. Paulo Severino da Silva Filho