Torna-te Padrão Entre os Fiéis (I Tessalonicenses 1:6)

Incluem-se entre as características de uma igreja viva, dinâmica, realizadora da vontade de Deus e que cumpre seu papel diante do Senhor e dos homens, como destacada no texto da primeira Carta de Paulo aos Tessalonicenses, é ser imitadora de Seu Senhor.
O Apóstolo Paulo escreve constatando que aqueles irmãos de Tessalônica estavam “imitando o Senhor”. A expressão no original grego indica “reproduzir”, “imitar”. Somos chamados a reproduzir em nossa vida a vida do Senhor (Efésios 5:1). Uma Igreja modelo vive como seu Senhor viveu, age como Ele agiu, fala o que Ele falou, tornando-se assim padrão entre os fiéis, modelando as coisas à nossa volta, gerando diferença.
Hodiernamente tal conceito parece ter caído no esquecimento de muitos irmãos. O ser cristão cada vez mais torna-se um “cumprir de obrigações religiosas”, ao invés de um estilo de vida. Ser cristão é ser como Cristo quer que sejamos. Quantas vezes ouvimos de pessoas: “Mas como pode? Ele não é crente?”.
A sociedade espera um comportamento diferente de nós, Igreja de Cristo Jesus. E a palavra de Deus nos confere a capacidade de agir diferentemente do padrão e interesse mundano. Esse agir se dá na força do Espírito Santo, para a glória do Senhor, buscando sempre as coisas lá do alto (Colossenses 3:1-4). Precisamos demonstrar isso no dia a dia, viver de modo digno do Evangelho, da vocação a que fomos chamados.
O Apóstolo Pedro disse que Cristo deixou-nos exemplo, para seguirmos os seus passos (I Pe 2:21). Dentro de casa, na família, no trabalho, na escola, na vizinhança, na Igreja, somos chamados a imitar, reproduzir a vida de nosso Senhor. Como consequência desse estilo de vida tornamo-nos exemplos, modelos, para os outros crentes, padrão de comportamento, palavras e compromissos (I Ts 1: 7).
A expressão no grego significa “marca visível”, “cópia”, “algo que é impresso”. Que tipos de modelos temos sido? Que tipo de influência temos causado? Quais as marcas que imprimimos nas vidas daqueles que nos cercam? As pessoas nos conhecem como discípulos de Cristo? Paulo, escrevendo a Timóteo diz: “Torna-te padrão dos fiéis” (I Tm 4:12). Isso é conosco também? Claro que sim! O Senhor afirmou que somos sal da terra e luz do mundo.
Uma Igreja viva, dinâmica, modelar, possui membros que procuram imitar o seu Senhor, viver como Ele viveu e ensinou.
Nosso modelo de vida deve retratar o Reino de Deus. Como Embaixadores do Senhor O representamos em todos os lugares, no que falamos e como agimos.
Buscando esse padrão de vida, tornamo-nos exemplos para os outros, marcas visíveis do querer de Deus para a vida das pessoas.
Que o Senhor nos abençoe e ilumine, dando-nos a sabedoria que vem d’Ele.

Pastor Wladymir