“somos Jovens Em Um Mundo Velho, A Pregar Novos Ideiais Do Santo Evangelho Que Pregaram Nosso Pais”

Encerramos hoje as comemorações do Agosto de Deus, evento que marca o aniversário de organização da UMP. O tema deste ano foi: “Feliz a nação Agosto de Deus”.
O tema deixará saudade, como todos os outros. São momentos de reflexão, decisões, compromissos renovados com Cristo e louvores benditos ao Senhor.
Os valorosos jovens que ouviram o chamado do Senhor e acolheram o desafio de ser Igreja neste mundo, instrumentalizando suas vidas para o Reino de Deus, enchem o nosso coração de esperanças e sonhos. A juventude é período impar da vida. Seu vigor e ideal, sua disposição e garra, enfim… a gama de características desse tempo, marcam uma caminhada, agregando novos sonhos e visões.
O título dessa pastoral são as palavras iniciais do conhecido e histórico Hino da Mocidade Presbiteriana do Brasil. Lindas palavras que traduzem na poesia muito do que sentimos no coração. São verdades que reverberam a todo tempo.
Ser jovem não significa apenas possuir pouca idade, mas sim, possuir uma mentalidade e visão próprias, características desse tempo do amadurecimento. E o jovem crente possui algumas marcas que tracejam uma caminhada feliz.
O jovem em Cristo é pleno de esperança. Ele consegue arrojar-se com espírito empreendedor, construindo castelos onde só havia terra erma, plantando jardins onde havia só asfalto. Sabe, teimosamente, que o amanhã virá, que o futuro será realidade, trazendo com ele suas novidades e perspectivas. Juventude e esperança se entrelaçam. Andam de mãos juntas.
O jovem em Cisto é pleno de fé. Fé em Sua Palavra viva e eficaz. Fé na concretude do Reino de Deus. Confiança que cresce no agir do Espírito, que busca em Cristo Jesus seu alimento constante. Fé que conduz à uma vida verdadeira.
O jovem em Cristo é pleno de amor. Ele possui um coração predisposto para amar. “Remove montanhas” quando se apaixona por um projeto. Envolve-se com afinco no que faz. Com o coração molda suas atitudes, disposto sempre a recomeçar. Lança-se com ardor naquilo que acredita, não contando limites ou barreiras.
(continua no verso)

O jovem é pleno de vontade para trabalhar. Ele deseja fazer, quer construir, realizar. É potencial de trabalho que jamais deve ser deixado de fora no planejamento para alcançar metas e atingir objetivos. O desafio não lhe entristece, antes, o estimula.
Com estas características d juventude em mente, a Igreja Presbiteriana do Brasil, cunhou o moto da UMP, que bem afirma: “Alegres na esperança, fortes na fé, dedicados no amor e unidos no trabalho”.
Que Deus abençoe os Seus filhos, a fim de que, todos, sejamos bençãos em Suas Mãos.

 

Pastor Wladymir