Ser Mãe

Nossa sociedade celebra neste domingo o “Dia das Mães”.

As famílias se reúnem em confraternização e momentos de alegria. Há riso e abraço, carinho e saudade. Há todo um congraçamento agradável e restaurador na união daqueles que se amam, que sabem ser agradecidos, que querem festejar a vida, a família e as dádivas de Deus, cuja providência nos forma e conduz. A maternidade traz consigo uma parceria com o Criador, por dádiva e concessão dEle mesmo. Filhos são gerados pela graça do Senhor, que assim torna os seres humanos, co/participantes do mistério da vida.

O dia das mães, para muito além da grande data comercial em que se tornou, deve nos fazer refletir sobre o ministério materno, verdadeiro sacerdócio.

Tornar-se mãe é fruto da bondade de Deus, e o exercício da maternidade deve ser, igualmente, entregue ao Senhor como compromisso de vida que Lhe agrade e honre.

Mãe é quem ama, se doa em carinho e compreensão, educação e, muitas vezes, sacrifício. O tempo que enfrentamos está a exigir daquelas que geram, no corpo e no coração, dedicação redobrada aos filhos gerados, tenham eles a idade que tiverem.

Maternidade é cuidado, é oração, é criação, acompanhamento e parceria com os filhos na presença constante de Cristo Jesus. É exemplo de piedade e unção. É cuidado com o trato das coisas da família. É agir com o coração.

Precisamos, sempre mais, de mães que nos abençoem, que nos dêem o agasalho de seu colo, o afago de suas mãos fortes e protetoras, que nos conduzam pelos difíceis caminhos da existência com a luz de Deus em suas faces e a graça dEle no coração.

Parabéns a todas as mães neste dia, e em todos os outros.

Parabéns àquelas que em um mundo tão egoístico, individualista e centralizador, ousaram amar e partilhar sua vida – bem mais precioso – com todos que chama filhos.

Parabéns àquelas que não se entregam, que não cessam a luta, que movem o mundo com a força da esperança, que nos estimulam com sua sabedoria e prudência.

Parabéns àquelas que constroem um novo momento, pois sabem que o ventre grávido anuncia a perspectiva do sonho e a certeza do futuro melhor.

Parabéns àquelas que, com sua presença e candura, anunciam o próprio Deus junto de nós.

Que Ele as abençoe e guarde, continuando a fazê-las condutoras de maternidades responsáveis e abençoadoras.

 

Pastor Wladymir