Quem É Jesus?

Diversas vezes nos deparamos com representações de Jesus que nossa cultura faz: sejam em pinturas, filmes que contam sua história, ou até mesmo em discurso de personalidades e pessoas comuns. Vemos cristãos e não cristãos falando desse homem que viveu entre nós há mais de dois mil anos atrás. Afinal de contas, quem é o verdadeiro Jesus que a Bíblia nos apresenta?

No texto de Marcos 2: 1 – 12 temos o relato de um de seus milagres realizados em sua primeira vinda. Jesus estava discursando para uma multidão que se amontoava ao redor da casa onde estava hospedado. Era tanta gente que se alguém quisesse chegar mais perto daquele que estava ali ensinando não seria capaz. Entretanto, quatro amigos, carregando um quinto homem que estava enfermo em uma maca, subiram no telhado daquela residência e conseguiram descer seu companheiro adoentado até os pés de Jesus, afim de que Ele o curasse.

Aqui podemos observar pelo menos duas maneiras que as pessoas enxergavam Cristo: como um grande mestre e como um grande médico. Ainda hoje muitas pessoas O enxergam sob essa mesma perspectiva. Ele falava coisas que até então nenhum mestre da Lei tinha dito. E dizia como quem tinha autoridade (Mt 7: 29), pois tinha ouvido do próprio Pai que está nos céus! Crer em Jesus como mestre não está errado, porém Jesus não veio apenas para dizer palavras bonitas e trazer bons ensinamentos para nós. Jesus é sim um grande mestre, mas suas palavras tinham um propósito muito maior que alimentar nosso conhecimento.

Enxergar Jesus como um grande médico também não é um erro. Nós O observamos curando diversas pessoas nos relatos dos Evangelhos. Vemos até mesmo Ele ressuscitando mortos (Jo 11: 43 – 44). Cristo, com esses milagres, nos mostra que tem domínio sobre toda a criação. Até então nós só tínhamos visto vida surgir dessa maneira no relato de Gênesis, quando o próprio Deus sopra fôlego de vida em Adão (Gen 2: 7).

Ao lermos esses versículos do livro de Marcos observamos que Jesus oferece àquele homem enfermo algo muito mais valioso que sua saúde: o perdão para a sua alma. Ele diz “Seus pecados estão perdoados” (Mar 2: 5). Os religiosos da época se chocaram com essa declaração de Jesus, pois apenas Deus tem autoridade para fazer algo assim. Então nós só podemos chegar a uma conclusão sobre quem é Jesus: Ele é o próprio Deus!

Nas Escrituras vemos que Jesus Cristo disse coisas que nenhum outro homem foi capaz de dizer. Vemos que Ele tem autoridade sobre a criação como o próprio criador e todo o poder para perdoar nosso pecado. Jesus não nos oferece apenas um grande ensinamento ou cura para nossas doenças físicas, mas nos dá a cura de nossa alma! Sendo Ele Deus conosco (Mt 1: 23), sabemos que basta crer n’Ele para que nossos pecados sejam perdoados. Ele tem poder para isso!

Oro para que você entenda essa verdade e possa compartilhar com outras pessoas que precisam conhecer o verdadeiro Jesus: poderoso para nos ensinar, curar nosso corpo e, principalmente, salvar a nossa alma.

Sem. William C. de Freitas