Quando devo louvar?

Quando devo louvar?

Ó SENHOR, tu és o meu Deus; exaltar-te-ei a ti e louvarei o teu nome, porque tens feito maravilhas e tens executado os teus conselhos antigos, fiéis e verdadeiros”. (Isaías 25:1)

Louvor no sentido estrito da palavra é a exaltação de algo ou alguém, onde o objeto do louvor é enaltecido e elogiado pelo que se é ou por seus feitos. É óbvio que para nós cristãos o louvor está diretamente relacionado ao Senhor, o nosso Deus. Se há louvor direcionado às coisas ou pessoas, quanto mais ao nosso Eterno Pai, que enviou seu Filho, Jesus Cristo, para nos redimir e livrar da condenação eterna. Sim, é por sermos habitação do Espírito Santo e recebermos dele a comunhão que devemos louvá-lo.

É claro que o louvor deve ser verbalizado e devemos fazê-lo com frequência, independente das circunstâncias. Muitas pessoas só manifestam louvor quando algo bom lhes acontece ou recebem uma “bênção”, mas o Senhor é digno do nosso louvor e adoração o tempo todo! E o nosso louvor deve estar firmado em sua pessoa, em seu amor, e em quem Ele é para nós.

Quando devo louvar? Seu louvor não pode ser apenas nas canções de domingo. Louve a Deus o tempo todo, seja espontâneo com palavras e se preciso for, use os cânticos, mas o principal é que o seu louvor seja de todo coração, sincero e cheio de gratidão! Aproveite todas as oportunidades para expressar louvor ao Senhor, honre-o e seja grato por tudo que Ele fez, pelo o que tem feito e que ainda fará na sua vida e na vida de sua família.

Infinitas são as razões para louvar a Deus! Expressar a gratidão é abrir o coração para experimentar a profundidade da presença do Espírito Santo, e eis aí uma maneira de sermos cheios Dele: louvor! Afinal, o Salmo 22.3 nos diz que Deus está entronizado entre os louvores do seu povo. O louvor nos ensina a confiar no Senhor e abandonar a ansiedade. Louvar a Deus cada vez mais nos fará ter mais prazer em sua presença.

Entendemos que o louvor se dá como expressões concretas, mas, muito mais do que palavras ou gestos, o louvor deve ser vivido, ele deve ser algo resultante do que verdadeiramente se sente, ou seja, ele deve brotar de um coração totalmente rendido a Deus. Louvor é um estilo de vida! O louvor e a adoração são recebidos por Deus como aroma agradável se a vida exalar o bom perfume de Cristo.

Ou seja, eu devo louvar ao Senhor o tempo todo, com tudo que sou, com tudo que faço e também em tudo que falo.

Em casa, no trabalho, na sala de aula, no elevador, sozinho no escritório, na rua, ao volante, nas férias… no montes e também nos vales da vida, louve-o ininterruptamente!

Você pode reparar que o capítulo 25 de Isaías vem na sequência de uma predição de ruína no capítulo 24, uma desolação iminente. Mas pense bem, a desolação foi uma situação temporária, e Isaías sabia disso, já no cap. 25 o louvor lida com a realidade eterna, a misericórdia divina. Independente do período que você esteja passando em sua vida, olhe para frente e louve!

Que possamos seguir o exemplo do profeta Isaías e assim proclamar: “Ó SENHOR, tu és o meu Deus. Eu te adorarei e louvarei o teu nome, pois tens feito coisas maravilhosas; tens cumprido fielmente os planos seguros que há muito tempo decidiste fazer.”

Que o Espírito Santo nos ensine a louvar!

Em Cristo,

Pr. Vinícius Lacerda.