Qual seu número?

Começou a corrida de atropelos; de ditos e não ditos; de assertivas utópicas de ares tão convincentes; de abraços e beijos fartos; de apertos de mão sem contenção; de sorrisos largos; de acenos incontidos; de jingles dançantes – essas musiquinhas que enchem os ouvidos. São pessoas que, temporariamente, têm números como sobrenome. “Você conhece; você confia! Sou fulano, número…”
Quem fica do outro lado – o ouvinte-eleitor – é convidado de forma gentilmente compulsória a escolher alguém dentre as centenas de candidatos que juram de pé junto serem bem próximos, íntimos até, de você.
Num olhar um pouco crítico sobre um tempo como esse pode-se fazer uma aplicação à vida cristã.
Desde o primeiro momento, daqueles que seguiam o Senhor, dos 12, sabe-se que um deles, apenas andava atrás, mas não acompanhava o Mestre: Judas. Ele caminhava com Cristo, era visto em sua companhia, mas não era um dos que eram do Caminho (conf. Atos 9.2). Ele estava próximo de Jesus, mas não era próximo d’Ele.
Não se pode ser somente um número, contado entre os cristãos. O verdadeiro cristão não é aquele que o é tão apenas aos domingos; aquele que sorri e acena dizendo-se seguidor de Cristo. Numa perspectiva atual, hodierna, não se pode ser comparado a um candidato a cristão, que acena na direção de Jesus, aperta sua mão, sorri para Ele, diz-se ser d’Ele, caminha com Ele, canta para Ele – mas, não o louva, e o nega com um beijo na face (conf. Lucas 22.48).
O Senhor Deus não espera que os servos de Jesus se candidatem a filhos d’Ele. A eleição já foi feita por Ele mesmo, na eternidade da Sua vontade (conf. Romanos 8.30; 33; Efésios 1.4; Tito 1.1; 1Pedro 1.2). Então, se a escolha já foi feita, sem mesmo a necessidade de candidatura, não se deve agir como candidatos e seus números, mas como já eleitos de Deus; sem promessas vazias, mas com um compromisso firmado no sangue vertido na Cruz do Calvário.
Que cada um dos escolhidos viva com gratidão, submissão e louvor a deus durante todo seu mandato aqui na Terra.

Amém!

Pastor Maurício