Qual o Seu Nome?

“Também Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a Minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mateus 16:18)

Nomes têm significado, os nomes dados aos filhos querem dizer alguma coisa, têm a sua importância. Mais importante do que isso é o nome sob a perspectiva de Deus, como Ele nos chama, nos vê e nos conhece.
Deus nos chama pelo nome (Is.43:1), e na verdade somente o Senhor é quem pode nos nomear, dizer quem nós somos. Afinal, o próprio Senhor Jesus disse que conhece as suas ovelhas e as chama pelo nome (Jo.10:3;16;27).
A cultura pós-moderna absolutamente repudia a ideia de que alguém lhe dá um nome e diz quem você é, para o mundo caído isso é contrário à ideia secular de que você deve olhar para dentro de si mesmo e encontrar a sua identidade. É quase um horror para a nossa cultura alguém dizer quem você é.
No texto em destaque, Jesus escolhe o nome de Pedro e diz quem ele passará a ser segundo a vontade de Deus. De Simão Barjonas para Pedro (Petros – rocha), de impulsivo e barulhento a fiel e constante.
É claro que foi necessária uma transformação, a qual não aconteceu da noite para o dia, mas foi um processo de mudança de caráter, o qual a cada passo com Jesus, o discípulo foi amoldado pelo Mestre. Foram etapas de crescimento espiritual que incorreram em quedas, aprendizado e perdão, mas também foi a vida de um novo nome e um novo homem que fazia declarações de entrega e obediência a Cristo.
Deus escolhe nos dar um nome e uma nova vida não por algum mérito ou potencial humano nosso, e mesmo com nossas falhas e fragilidades, Ele nos chama por sua graça e reverte nossas fraquezas para nos usar pelo poder do Evangelho!
Temos que olhar para a vida de Pedro e aprender com sua obediência e disposição de mudar ao ouvir a voz de Jesus Cristo, o qual disse quem ele era e o que ele deveria fazer. Pedro estava nas mãos de Deus e recebeu um novo nome, uma nova vida.
Pode ser que você não pense tanto no seu nome, mas saiba que Deus o chama por ele à obediência, santidade e serviço do seu Reino. Ouvir a voz do Senhor e segui-lo é estar disponível em suas mãos para ser transformado cada vez mais à sua imagem e semelhança.
Qual o seu nome?
Que Deus nos abençoe!
Em Cristo,

Pastor Vinícius