Prepare o Caminho

“E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus. E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado”. (Lucas 1.16-17)
O que João Batista fez por Israel, o Advento pode fazer por nós. Não deixe que o Natal o encontre despreparado. Digo, espiritualmente despreparado. A alegria e o impacto do Natal serão muito maiores se você estiver pronto!
Para que você se prepare…
Primeiramente, medite sobre o fato de que precisamos de um Salvador. O Natal é uma acusação antes de se tornar uma alegria. Ele não cumprirá o seu propósito até que sintamos desesperadamente a necessidade de um Salvador. Que essas breves meditações sobre o Advento ajudem a despertar em você um senso amargo e doce de necessidade do Salvador.
Em segundo lugar, faça um autoexame sério. O Advento é para o Natal o que a Quaresma é para a Páscoa. “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Salmo 139.23-24). Que todo coração prepare pousada para Cristo… pela limpeza da casa.
Em terceiro lugar, desenvolva uma antecipação, expectativa e entusiasmo centrados em Deus em sua casa — especialmente para as crianças. Se você estiver exultante por Cristo, elas também estarão. Se você só consegue tornar o Natal emocionante pelas coisas materiais, como as crianças terão sede de Deus? Dobre os esforços da sua imaginação para tornar visível para as crianças a maravilha da chegada do Rei.
Em quarto lugar, tenha muito contato com as Escrituras e memorize as grandes passagens! “Não é a minha palavra fogo, diz o SENHOR?” (Jeremias 23.29)! Esteja ao redor do fogo nessa época do Advento. É aconchegante. É brilhante em cores da graça. É cura para mil dores. É luz para as noites escuras.

Rev. John Piper
(extraído do devocionário “Alegria Inabalável”)