Pregai O Evangelho A Toda Criatura

Marcos 16:15

O versículo que epigrafe essa pastoral direciona o alcance da missão da Igreja: proclamar a redenção em Cristo a todos os homens, fazer discípulos de Jesus em todas as nações, expressão que pode ser traduzida por “raça”, “gente”, “povo”, “linhagem”.

A mensagem do Evangelho se dirige ao homem em todas as estruturas sociais e culturais em que ele se acha. O Evangelho tem a ver com todas as classes e segmentos da sociedade, com as culturas e subculturas do complexo grupo de relações humanas. Para isso é necessário abrir-se à observação e integração com o mundo, utilizando as oportunidades dadas por Deus para alcançá-lo. Evangelização é diálogo do salvo por Jesus com seu próximo. Se manifestará na integração da Igreja no contexto cultural em que está. Aparecerá no escritório, na fábrica, no lar, na escola, no hospital, nos momentos alegres e nas crises.

Fazer discípulos para Jesus, portanto, não é um apêndice à vida da Igreja, é seu mister constitutivo. A Evangelização flui do estilo de vida da comunidade de Jesus, como algo inerente à sua caminhada, muito mais sustentada na observação e integração com a vida no mundo, do que por obra de algumas pessoas apenas.
O ministério de anunciar as boas novas de reconciliação com Deus é ministério global do corpo, único agente de evangelização no mundo, e não isolado. Cada salvo por Jesus é um evangelista. A fé no Salvador arde em nosso coração, flui como um rio de água viva a transformar, redimir e abençoar quem está ao nosso lado. No poder do Espírito temos de nos lançar, e assim edificar a obra que Deus nos confiou.

“Evangelho” significa “boa nova”, “boa notícia”. Na linguagem e no escopo do Novo Testamento, Evangelho faz referência às boas de Cristo, à boa notícia de que “Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho unigênito, para que todo aquele que crê, não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). O Evangelho proclama que Jesus é o Cristo de Deus, o Messias e Israel, que nele foram cumpridas todas a s promessas que o Senhor estabeleceu no discurso do Antigo Testamento, anuncia que Deus, em Cristo, reconciliou o homem conSigo mesmo.

O Evangelho noticia que o Salvador nasceu em Belém, na Judéia, o Verbo de Deus fez-se carne, habitou com o homem, envolveu-se com a Criatura e, pela Sua vida, a redimiu.

A mensagem do Evangelho é o perdão do Senhor, firmado na Cruz e no túmulo vazio. A morte, a dor, o sofrimento, a separação de Deus, dos outros e de si mesmo, nada disso tem a palavra final na vida do homem, porque Cristo Jesus é o Senhor e ressuscitou!

Tal mensagem deve ser levada por nós a toda criatura, em todos os lugares. Façamos discípulos para o Senhor, de todas as nações. Conduzamos, na força do Espírito Santo, vidas aos pés do Calvário. Contemplemos joelhos se dobrarem a Ele e lábios confessarem que Jesus Cristo é o único Senhor.

Pastor Wladymir