Posse Do Pastor

Vivemos hoje um dia histórico em nossa Igreja!

O Presbitério da Ilha do Governador reúne-se hoje entre nós, extraordinariamente, por ocasião do culto da noite, a fim de proceder a reinstalação e posse do Ministro do Evangelho eleito pela Assembleia Geral, no pastorado efetivo a Igreja por um novo período de cinco anos.

O Senhor afirma através do profeta Jeremias que Ele mesmo daria ao Seu povo pastores segundo o Seu coração, para apascentá-lo com conhecimento e inteligência (Jr 3:15). Que privilégio presenciar a consagração de vidas ao labor do pastorado, que bênção perceber a vocação ministerial confirmada em corações preparados pelo Espírito Santo para a pregação do Evangelho e o cuidado das ovelhas do Senhor, alimentando-as e levando-as à Sua presença.

Pastorado é coisa de Deus. Só Ele chama, prepara, lapida, santifica, ilumina aquele que vocacionou. Ministério pastoral é terreno que só o Espírito Santo pisa. Quando falamos do pastor e do ministério pastoral, só podemos pensar em uma ação exclusiva do Senhor, pois a Igreja pertence a Ele. É Deus quem levanta pastores segundo o Seu propósito, para apascentar o Seu povo e conduzi-lo com sabedoria e unção, vindas do céu. É o Espírito Santo quem desperta no vocacionado o ardor pela obra pastoral, o almejo de conduzir o povo de Deus aos Seus pés. É Cristo quem o estabelece como Seu discípulo e apóstolo (do grego: “enviado em nome de”) para, em todo o mundo, pregar o Evangelho da Graça e da Redenção, unicamente em Seu sangue.

João Calvino ensina que a vocação pastoral expressa-se em três dimensões: a de Deus, que vocaciona; a do vocacionado, que sente o chamado e afirmativamente responde; e a da Igreja, que reconhece a vocação na vida daquele que o Senhor chamou e a homologa. Perceber com clareza tais dimensões se impõe na relação cotidiana pastoral.

O chamado do Senhor tem de ser percebido, sentido, testemunhado. Tal chamado se renova a cada manhã, como as Suas benditas misericórdias. A alma pastoral, o denodo pelas coisas da Igreja, o carinho para com o rebanho a si confiado, a responsabilidade com as coisas do Eterno, a alegria em servir ao Senhor, são marcas inconfundíveis daquele que um dia foi objeto da vocação específica de Deus. E tendo-a ouvido, levantou-se, largou tudo e O seguiu.

Damos graças ao Pai celeste pela Sua bondade em levantar homens segundo a Sua vontade para nos conduzir na caminhada diária. Que Ele enriqueça a vida daquele que recebe hoje, por mãos do Presbitério e delegação Sua, a renovação de seu tempo entre nós.

Que ele continue a brilhar para Cristo, conduzindo muitos a Seus pés. Que o Espírito Santo o cubra de unção e coragem espiritual para conquistar espaços para o Reino de Deus. Que ele seja continuamente iluminado, conduzido e abençoado pelo Espírito Santo para a Sua única glória! Que ele seja, sempre mais, instrumento da vontade do Pai, usado para os Seus intentos e propósitos.

Queremos de seus lábios continuar a ouvir a proclamação do Evangelho; de seu coração, saber sempre do seu compromisso único com Cristo Jesus, como Senhor e Salvador de sua vida; de sua alma, sentir a consagração e entrega plana ao Trino Deus, Único e Real Senhor de tudo o que há, que na plenitude do tempo Se fez carne e habitou entre nós, livrando-nos do império das trevas, resgatando-nos de nosso fútil procedimento e transportando-nos para o Reino do Filho do Seu incomensurável amor.

Bendito seja o nosso Deus!

Pastor Wladymir