PÓS-PÁSCOA – Marcos 16.14-20

Há um dito que diz: Depois da tempestade vem a bonança.

A ‘tempestade’ de momentos tensos que ocorreram na vida do Senhor e daqueles que O seguiam havia acalmado. Não havia mais martírio; não havia mais cruz. Todos aqueles que presenciaram as agruras pelas quais o Senhor Jesus passara poderiam voltar às suas atividades cotidianas. Alguns poderiam voltar para Emaús (conf. Lucas 24.13ss), outros poderiam voltar a pescar peixes (conf. João 21.3). Alguns haviam se esquecido de que o próprio Senhor, que fora crucificado, os havia chamado para serem pescadores de homens (conf. Mateus 4.19). E é, exatamente, sobre isso que o Senhor Deus falou a aqueles e fala a nós, hoje, através do evangelista Marcos: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. (v. 15).

Não obstante, Jesus, antes, exortara seus ouvintes pela incredulidade do coração deles. Porém, depois, elencou vários sinais que seguiriam aqueles que cumprissem o “ide” do Senhor (v. 17s).

Hoje em dia, talvez pela distância dos fatos (o que não deveria ser motivo), alguns passam por momentos de incredulidade. Pior ainda, retrocedem um tanto mais e se encontram enfrentando situações que vivem como se tempestades fossem: É o tempo que impede; a vergonha que abate; o descaso que aplaca. Daí, pensam que o melhor mesmo é voltar às atividades quotidianas.

Na realidade vivemos hoje tempos de bonança! Celebramos no último domingo a vitória de Jesus sobre a morte. Essa é a grande notícia! Desumano não compartilhá-la a despeito de tudo o que nos quer atrapalhar… Pois, como terminamos a leitura do último versículo do trecho separado (v. 20), o Senhor coopera conosco! Não estamos sós; nunca estivemos e nem estaremos. Sendo assim, olhemos sempre para a Páscoa do Senhor Jesus; creiamos nela; e agora, no pós-Páscoa, passemos ao anúncio daquele que vive e reina para sempre! (conf. 1Coríntios 9.16; Apocalipse 1.17-18).

Que o Senhor nos abençoe. Amém!

Pastor Maurício