Pequena mas Frutífera

“E tu, Belém Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos desde os tempos da eternidade” Mq 5:2

 

Belém – “Casa do Pão” ou “Lugar de alimento”, uma das mais antigas cidades da Palestina, primitivamente era conhecida como Efrata que significa “frutífera”. Está localizada em uma região antigamente muito fértil, o que justifica o seu nome. Apesar de ter sido a cidade natal de Davi e do “Filho de Davi”, era uma cidade obscura, não muito conhecida nos tempos de Jesus.

Foi exatamente esta cidade, pequena e esquecida que abriu os braços para o humilde nascimento do menino Jesus, aquele cujas origens são desde a eternidade, o Deus eterno que se fez homem por amor a todos nós, Jesus Cristo, o Pão da Vida.

Uma cidade que deu frutos para a humanidade.

Belém se tornou a cidade do Natal de Jesus. Tornou-se conhecida e sempre associada a esta data tão importante para a humanidade e relembrada anualmente por todos os cristãos.

Muitas vezes nos sentimos como que sozinhos e perdidos no meio da multidão. Achamos que ninguém nos presta atenção ou que não temos nada para oferecer. No entanto, tudo muda quando temos a iniciativa de frutificar para Deus. Ele espera que sejamos como Belém, “casa do pão”, alimentando os homens e mulheres com a mensagem de salvação da Palavra de Deus. Quando nos dispomos a sermos frutíferos Deus nos abençoa e abençoa a outros por nosso intermédio.

Belém, pequena demais, no entanto, frutífera, “lugar de alimento”. Não importa o tamanho ou a importância que a sociedade nos dá, o importante é estar dentro dos padrões de Deus e ser escolhido por Ele para ser canal de bençãos.

 

Pastor Tiago Silveira

Pastor Efetivo da Igreja da Ribeira