Pastores e Pastores; Ovelhas e Ovelhas

EZ 34.1-31

Não é de hoje que ouvimos falar de homens que deveriam ser chamados de “ homens de Deus” e que fazem das coisas mais absurdas. Também não é de hoje que ouvimos falar de pessoas que deveriam ser chamadas de ovelhas, mas que não agem como tal.

Neste texto de Ezequiel notamos que o mesmo foi dividido em algumas partes para facilitar nossa leitura. No entanto, decidimos considera-lo em sua totalidade visto ser pastor e ovelha uma relação comum e próxima.

Na primeira parte (vv.1-10) percebemos a voz do Senhor dizendo dos pastores que não cuidam de suas ovelhas: “ Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos”! Não se preocupam com a fraca, a doente, a quebrada, a desgarrada, a perdida (v.4). Na verdade, as ovelhas serviam de pasto para os maus pastores (v.10). Por isso, o Senhor disse que livraria. Homens assim não são pastores, são lobos!

Por sua vez, ovelhas também podem ser más. Por isso o Senhor disse que julgaria entre ovelhas e ovelhas… (vv.17;20;22). A ovelha má, depois que se alimenta e mata a sua sede, pisa o resto do pasto e turva as águas claras (v.18) para que as outras não se sirvam. Pessoas assim não são ovelhas, são lobos! Mesmo assim, o Senhor, poderoso que é, alimenta as suas verdadeiras ovelhas (v.19).

O senhor chama homens para serem pastores, instrumentos em Suas amorosas mãos; assim como também chama as ovelhas para serem pastoreadas. No entanto, o Senhor nunca perde sua Eterna posição de Deus soberano (vv.23-24).

E, na verdade, nós, pastores e ovelhas somos mãos do Senhor, parte do Seu grande Rebanho com um único e supremo Pastor a nos guiar, o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. E pela Sua maravilhosa graça e amor procura e busca Suas verdadeiras ovelhas (v.11); as alimenta com bons pastos (v.14); lhes dá segurança (vv.15;22); lhes dá livramento (v.22); as abençoa (v.26).

Há um só verdadeiro rebanho; busque estar nele, abençoando e sendo abençoado. Há um só verdadeiro Pastor; busque estar sob Sua guarida.

Que Deus nos abençoe. Amém.

Pastor Maurício