Os Pássaros do Méier

Moro no “coração” do bairro do Méier, no Rio de Janeiro, em rua de grande movimento de trânsito e de pedestres, e de muito barulho, dia e noite, cercada de muitos prédios, alguns com mais de vinte andares, e com pouco arvoredo.

Mesmo assim, eu me espanto com a variedade de pássaros, embora poucos, que nela surgem, especialmente pela manhã. Deleito-me com a dança de um bando de andorinhas, bem perto dos prédios, com a revoada das barulhentas maritacas, ao amanhecer e ao anoitecer, com o canto de bem-te-vis, que aparecem bem cedinho, com o gorjeio da cambaxirra e de outros pássaros, que não consegui identificar. Quem tem olhos para ver e ouvidos para ouvir, se encanta com a presença dessas criaturas da natureza, que, nos dão uma lição de vida, parecendo-nos dizer (a mim e a todo o povo, ao redor):

  1. “Somos criaturas de Deus e vamos cumprir a nossa missão neste mundo, a despeito do ambiente desfavorável e do descaso dos homens para conosco. Continuaremos a voar e a cantar para o encanto de todos.
  2. “Lamentamos que grande parte dos moradores e dos que passam na rua só vê e percebe o tumulto, o vozerio e o irritante barulho do trânsito. Não percebe a nossa presença e o nosso canto. Ainda há coisas boas para se ver e ouvir, no meio do tumulto deste mundo. Basta olhar para cima e apurar os ouvidos, para usufruir dessa bênção”.
  3. “O homem tem sido muito mau para conosco, ao destruir o nosso “habitat” e ignorar a nossa presença. E nós lhe retribuímos com amor, por meio de nossa bela presença e de nossos belos cantos. Afinal de contas, foi para isso que viemos ao mundo, vivendo no espaço do céu, que Deus nos reservou, para manifestar a Sua glória”.

Obrigado, avezinhas, pelo seu exemplo de vida e de sua presença entre nós. Que todos tenhamos o mesmo empenho de vocês, cada um cumprindo a sua missão com alegria e amor, a despeito das circunstância desfavoráveis, para o bem de todos, para a nossa satisfação e para a glória de Deus, que nos criou.

 

Rev. Thiago Rodrigues Rocha