Olhe Bem; E Olhe De Novo!

Zacarias 1.3

… é quando se acorda no meio da noite com uma luz acesa… os olhos não percebem bem o ambiente; parecem estar cheios de areia; é necessário que eles se acostumem primeiro, lacrimejem até, para, então perceberem tudo ao redor.

Tornai-vos para mim, diz o Senhor dos Exércitos, e eu me tornarei para vós outros, diz o Senhor dos Exércitos. Assim o Profeta Zacarias falou da parte de Deus para um povo recém-saído do cativeiro, da escravidão. Ele chama a atenção do povo para que olhasse para seu passado. Olhar para o passado é mais do que olhar para o dia de ontem. O Senhor aponta para o passado ancestral do povo; os pais desse povo; os pais que ouviram o Senhor, mas não deram o valor necessário (v. 4). É como se seus olhos estivessem cheios de areia.

Olhe bem para o texto, para a Palavra profética de Zacarias: Tornai-vos para mim (…) e eu me tornarei para vós outros. Olhe bem. Numa primeira leitura, não parece que a ação primeira é do homem? Mas, o que é o homem para que despertasse o Senhor de uma possível distração? Deus não é um distraído (conf. Salmo 121.3s). Não há tempo de um devaneio de Deus. O Senhor é Ativo, Presente, Atento.

Olhe de novo, então! Quando se torna para o Senhor, então se percebe que Ele já está virado na direção que você olha. Ele é Deus que se antecipa à culpa, à decepção com as coisas da vida, às necessidades da Sua criação. Quando se torna para Deus, percebe-se a Manjedoura, a Cruz de Cristo e o Túmulo vazio, e todas as decorrências maravilhosas da ação primeira de Deus.

Os pais dos contemporâneos de Zacarias perceberam tardiamente o olhar de Deus para eles. Foi dada a chance a essa nova geração para lavar o rosto e ver claramente que Deus sempre olhava para ela. E em Cristo também é dada a chance do povo de Deus de hoje notar que Deus olha para ele. E quem é o povo de Deus de hoje? É o que lê esta pastoral. Então, torne-se para Deus hoje!

E que Deus abençoe sua vida! Amém!

Pastor Maurício