O Soberano Senhor

Uma das mais lindas e benditas doutrinas bíblicas, redescoberta pela Reforma, tornando-se um pilar do movimento cristão do século XVI, é o ensino a respeito da Soberania de Deus. O Senhor controla todas as coisas, estendendo Seu mando sobre tudo e todos.

O trono dos céus jamais esteve ou estará vazio. O Senhor rege a história e o universo, criação Sua. Seus intentos são sempre cumpridos e observados. A vontade de Deus, sempre boa, perfeita e agradável não pode jamais ser frustrada. Como nos ensina o Livro de Jó; “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos Teus planos pode ser frustrado”(Jó 42:2).  Todas as coisas passam, menos a grandeza e os atributos do nosso Deus. Ele é terno e Seu poder também. A onipotência da Trindade fala-nos da sua Eternidade, da Sua Glória, da beleza de Seu Ser. A presença divina é que dá sentido e possibilidade à vida. Deus está agindo, tornando real a existência, reinando sobre Sua criação, lançando luz no caos gerado pelo pecado e pela desobediência humana. O nosso Senhor é Aquele que realiza a Sua vontade no descortinar dos tempos, imprimindo ao homem e a tudo que foi criado, Seu mando criativo é sempre amoroso.

A presença constante de Deus em Sua criação não apenas revela Seu poder e glória, mas espelha, também, Seu cuidado paternal e carinho, pois sendo Amor, como é, onde Ele está esparge ações amorosas. Assim, quero refletir com você sobre a soberania do Senhor voltada para o nosso cuidado. É maravilhoso saber que o Pai celeste cuida de nós. A bendita ação do Senhor renova, refaz e redime todas as coisas, enchendo os corações de sonhos e esperanças – mesmo em meio a tantas realidades que entristecem o coração.

O Senhor reina e Seu Reino está entre nós, na pessoa do Rei Jesus e na ação do Espírito Santo, transformando situações aflitivas em oportunidades de percepção de Sua graça e misericórdia, não permitindo jamais obstáculos que interrompam a caminhada do povo de Deus.

Podemos altear nossos olhos e enxergar o amanhã por que o Senhor em Quem cremos é soberano e governa todas as coisas. Ele é a Rocha onde nossa vida está fincada por Cristo Jesus. Nosso coração pode se encher de esperança de dias absolutamente melhores e novos  por que o reinado do Senhor é verdadeiro e jamais cessará. Não são as circunstâncias que nos governam, mas o Deus sobrerano.

As misericórdias do Senhor que se renovam a cada amanhã (Lm 3:16), nos plenificam de esperança, dominam cada circunstância, dirigem os passos e determinam a ação. A esperança gerada pela Palavra do soberano Deus não é fugidia, nem está fundamentada em coisas e pessoas, mas no agir amoroso e paterno de Deus, que cumpre Suas promessas, que sempre se realizam, pois Ele tudo pode fazer, não havendo nada nem ninguém que posso opor óbice ao Seu agir e querer.

O soberano Senhor vai conosco, a cada dia, a cada momento, seja qual for. Ele é o nosso Pastor, Supremo Pastor. Sua vara e Seu cajado nos consolam. Nosso socorro está no Seu Nome. Ele Nos tem abençoado nas regiões celestiais, em Cristo Jesus e n’Ele, suprido cada uma de nossas necessidades. Não há obstáculos que possam impedir a vitoriosa marcha daqueles que confiam no Poder dAquele que fez os céus e a terra, Venceremos as batalhas, não por nossas forças, mas pelo poder do Deus Soberano, d’Aquele que faz novas todas as coisas.

Ele nos restaurou e nos deu vida em Cristo, redimindo o nosso ser e trazendo-nos à Sua comunhão. Por Seu poder o túmulo de Cristo ficou vazio e na ressurreição do Senhor Jesus, o Eterno Deus renovou o Seu sim à raça humana.

Nossa vida pertence única e exclusivamente a Deus, que com misericórdia e amor nos tem conduzido.

Ele não se esqueceu e nunca se esquecerá de Sua criação. Seu poder nos cincunda e envolve, estando sempre presente. Somos o Seu povo e rebanho do seu pastoreio. Ele está conosco. Emanuel bendito!

Que Ele nos abençoe!

Ao Todo Poderoso, toda glória e louvor, majestade e soberania, pelos séculos sem fim!

Pastor Wladymir