O Que Nos Reserva O Ano Novo

Chegamos, mercê da graça do Senhor, ao último domingo do ano de 2019. Daqui a poucas horas terá início um novo período histórico.

O que nos reserva o ano novo? Quais as expectativas, sonhos, anseios e projetos do tempo novo que chega? Será bom? Próspero? O trilharemos com saúde e disposição? Como serão seus dias? O que acontecerá no decurso dos seus meses, não sabemos e nem podemos saber! Mas conhecemos Alguém que sabe e na verdade o governa: o Eterno Deus, Senhor do tempo, da História e da eternidade.

Nesta última pastoral do ano, desejo levá-lo a confiar no Senhor sempre mais, a entregar a Ele cada minuto de 2020. A Sua Palavra diz: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle, e o mais Ele fará” (Salmo 37:5).

Como já ensinado de nosso púlpito, uma das doutrinas básicas da Reforma do Século XVI é o ensino sobre a Soberania de Deus. Tal doutrina é central nas Escrituras Sagradas, que proclama em todas as páginas que o nosso Deus é Soberano! O Senhor controla soberanamente tudo e todos. Nada há quem possa igualar-se, rivalizar ou sombrear com o Eterno. Seu querer e vontade acontecem inexoravelmente. Ele conduz a história e o Universo como quer e deseja. Seus planos e intentos não podem ser frustrados.

O trono dos céus jamais esteve ou estará vazio. O Senhor rege e dirige a história, e todas as coisas. Seus intentos são sempre cumpridos e observados. A vontade de Deus, sempre boa, perfeita e agradável, não pode ser obstada por ninguém ou coisa alguma.

A Soberania de Deus relaciona-se com a presença do Senhor. Com Sua Providência e Cuidado. A soberania expressa-se, também, no cuidado e carinho paternais, pois Deus é Amor, e Seus atos sempre vão revelar amor. E como Deus é Soberano de forma eterna, Seu amor também será, soberanamente, eterno.

É maravilhoso saber que Deus cuida de nós. A bendita ação do Senhor renova, refaz e redime todas as coisas. O nosso Deus é Aquele que realiza a Sua vontade no descortinar dos tempos, imprimindo a tudo que foi criado Seu mando criativo e sempre amoroso. A presença divina é que dá sentido e possibilidade à vida. A vontade do Senhor está em ação, tornando real a existência, lançando luz na aflição gerada pelo pecado e pela desobediência humana, enchendo os corações de sonhos e esperanças.

A doutrina da soberania de Deus enche nosso coração de paz e certeza, pois sabemos e podemos confiar nEle. O Senhor nos tem abençoado com toda sorte de benção espiritual, nas regiões celestiais, em Cristo Jesus. E em Cristo suprirá cada uma de nossas necessidades. Não há percalço que não possa ser enfrentado pelo povo do Senhor. Não há obstáculo que possa impedir a vitoriosa marcha daqueles que confiam no Poder do Soberano Senhor. Pelo poder do Espírito Santo venceremos as batalhas. Não por nossas forças, mas pelo Poder d’Aquele que Reina e faz novas todas as coisas.

Assim, com alegria transbordante no coração, enxergamos o futuro, vislumbramos o amanhã, pois o nosso Deus é soberano, nos deu vida em Cristo, redimiu o nosso ser e trouxe-nos à Sua comunhão. Nossa vida pertence única e exclusivamente a Ele, que com misericórdia e amor nos tem conduzido, de forma única, debaixo de Sua vontade e querer, contra os quais ninguém e nada podem se opor.

Não sabemos como será o ano de 2020, que chega envolto de tantas incertezas. Mas sabemos que o nosso Senhor já está e estará nele, em todos os momentos governando e reinando com Seu amor.

Por isso 2020 será um bom ano, pois Cristo estará nele e a vontade de Deus o conduzirá! É isso que nos reserva 2020: a presença bendita de Deus!

Feliz ano novo!

Pastor Wladymir