O Que É Sabedoria?

“… O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os insensatos desprezam a sabedoria e o ensino.”
Pv. 1.7

Se olharmos para as mulheres de toda a Bíblia, certamente não enfrentaremos desafios tão grandes como muitas tiveram. Pense em algumas… Ester, por exemplo, além de conviver com um marido que tinha um harém de mulheres, cujo único objetivo era agradar o rei com sua beleza, ela teve que obedecer ao chamado de lutar e interceder pelo seu povo, mesmo correndo risco, pois se ela desagradasse o rei, poderia ser condenada à morte. Outra foi Hagar, que lidava com o cativeiro. Já Lia e Raquel dividiam o marido. Ana também dividia e tinha que aguentar os deboches da outra por conta de sua esterilidade. Ou Rute, a moabita rejeitada, mas que se tornou bisavó de Davi.

Mesmo que nossos problemas não sejam tão ameaçadores, os desafios de hoje são tão tremendos, que necessitamos da mesma sabedoria que as mulheres da Bíblia precisaram. Mas esta sabedoria não é somente para eliminar ou minimizar as dificuldades do dia-a-dia, mas ela é, primordialmente, para agradar a Deus em todas as áreas do nosso coração.

Enquanto o mundo está centrado no prazer, ou seja, no hedonismo como um fim em si mesmo, a sabedoria de Provérbios considera em todas as situações da vida deleitar-se em Deus. Assim, toda ansiedade pode ser deixada de lado quando estendemos a praticidade de se passar pelos conflitos da vida com a sabedoria advinda de seu próprio autor, o Deus totalmente sábio, o qual deseja ser glorificado em todas as nossas atitudes.

Todos necessitam da sabedoria de Provérbios nessa cultura pós-moderna imersa no entretenimento superficial e no divórcio fácil. Decisões como escolher uma boa escola para os filhos, ou sobre como cuidar da sua navegação e da deles num mundo cada vez mais conectado às redes sociais.

Mas afinal, o que significa a sabedoria na Bíblia e de onde ela vem? O versículo em destaque nos dá as pistas. Temor? Por que temer se Deus é amoroso e bondoso? Porque é isso que acontece quando pecadores se aproximam de Deus, pois contemplam como Ele é – santo, além de amoroso. Ou seja, quanto mais nos achegamos ao Senhor, mais vemos como Ele é, e quem nós somos neste relacionamento com Ele. Precisamos reconhecer que somos pecadores e carecemos de sua glória, ou seja, de estarmos mais perto daquele que é Santo para agradá-lo, satisfazê-lo, pois só assim ultrapassaremos a compreensão racional apenas doutrinária da fé cristã, para viver essa fé com profunda alegria independente das circunstâncias!

Assim, a verdadeira sabedoria só pode ser encontrada em Cristo. Sabedoria é compreender que Ele é tudo! Entendemos que Deus é maravilhoso, sábio, Aba Pai, poderoso, onisciente, justo, santo e amoroso, quando estamos em Cristo. A visão do Cristo ressurreto em nossos corações é que nos dá o real sentido do temor e da busca por um sábio viver, ou como costumamos dizer, viver em santidade.

A mulher sábia é aquela que orienta a sua vida de acordo com a vontade de Deus, e não no seu próprio desejo. A mulher sábia está centrada em Deus, e quando isso acontece, os gostos e interesses mudam, e passa-se a amar mais o que Deus ama e detestar o que Ele detesta: “O temor do SENHOR consiste em odiar o mal.” Pv. 8.13a. Assim, se desejamos ser sábios, precisamos aumentar nosso temor do Senhor, e para que os horríveis efeitos do pecado no mundo não alcancem nossos cônjuges, filhos e a nós mesmos, devemos odiar o pecado por si só.

Que possamos estabelecer esta meta: absorver mais e mais a Palavra do Senhor para que prontamente sejamos praticantes dos seus ensinamentos, adquirindo em Cristo a sabedoria para cada circunstância particular.

Em Cristo,
Pr. Vinícius Lacerda