O Ministério Da Paternidade

            Celebramos no domingo último o “Dia dos Pais”, iniciativa oportuna e feliz de congraçamento da família, unida em momentos de alegria e comemoração. O sentido da celebração é especial e deve ser bem dimensionado pelo povo de Deus.

                A paternidade é dom de Deus, possibilidade abençoada de ser instrumento dos propósitos divinos na participação criativa da existência. Deve ser exercida de forma responsável, amiga e incentivadora. É ministério, serviço que se abre àqueles que amamos, desde pequenino, de prover, sustentar, educar, apontar rumos e caminhos, curtir e torcer.

                Mister refletirmos acerca do ministério de ser pai. Tristemente em nosso país configura-se uma triste e dramática realidade: há expressiva gama de lares brasileiros que conta apenas com a figura da mãe. Esta fica, permanece com os filhos, educando-os e formando-os. Muitos dos pais se ausentam, abandonam o lar, deixam seus filhos ao léu, não gerando e deitando raízes nas vidas que gerou. Tal paternidade se afigura como daninha e afronta aos céus. O povo de Deus age diferente. Pois a Palavra do Senhor é que nos ensina a cuidar e mar nosso filhos, de todo o coração.

                Diante de Deus, precisamos ser pais pastores, que alimentam seus filhos para crescerem física, emocional e espiritualmente, diante dos homens e do Pai celeste. Pastorear os filhos é investir tempo com eles, conversando e ouvindo, atendendo e orientando. Temos de estar ao lado daqueles a quem amamos, priorizando a companhia e presença no lar e na vida dos nossos queridos.

Quantas oportunidades perdemos de rir juntos, festejar, construir, brincar, abraçar aqueles que Deus nos deu. O pai pastor é amigo, conselheiro, se faz presente, é companheiro, vela pela saúde e bem estar de seu particular rebanho – sua família. Pastorear como pai é conversar sobre tudo, ser companheiro e parceiro em todas as coisas, é saber o que os filhos estão passando, ser o amigo número um de cada um deles. Para tal, o amor deve ditar as expressões, ser o fio condutor das resoluções, verdadeiramente ser o oxigênio das relações com os filhos.

                Ser pai é tão sublime e abençoador que o Senhor Deus nos ensina a tê-Lo e chamá-Lo de Pai. Que Ele em tudo nos abençoe, ensinando-nos a ser e a honrá-Lo no exercício da paternidade.

Pastor Wladymir