O Jardim

Todo jardim, quando bem cuidado, é um terreno fértil de inspiração. Dele brotam flores, odores, amores.

Dia desses, olhava para um com flores pequenas – dessas que nascem nos cantos dos muros e meios-fios das ruas – e me lembrei de Jesus dizendo que nem Salomão se vestiu como uma florzinha daquelas, simples, despretensiosa (conf. Mateus 6.29).

O jardim que vi era um jardim desses de rua, que volta e meia a prefeitura passa e cuida um pouco deles. E, independentemente do cuidado, e até mesmo da chuva escassa nesses meses de outono, ele estava ali, florido, exuberante, parecendo que aprendeu a viver contente em toda e qualquer situação (conf. Filipenses 4.11).

Até mesmo um casal de borboletas (pelo menos, eram duas; acho que era um casal, mesmo) passava pertinho das flores, como visitantes ilustres que ajudam a embelezar a cena. Engraçado, que nessa época de quarentena a gente vê e sente coisas que muitas das vezes ficam guardadas, talvez empoeiradas, no íntimo do nosso coração; coração esse, que o Dono dele (e também do jardim) esquadrinha e conhece tão bem (conf. Salmo 139.3).

Jardim é sobrenome de gente, nome de cidade, bairros, de infância, até da saudade. Jardim tem forma desenhada pelo seu Criador (conf. Gênesis 1.2;31). Quando não flores, até as folhas com diversas tonalidades de cores adornam o jardim.

Chega a ser até mesmo belo quando o Criador do jardim colhe para Si uma de suas flores (conf. Salmo 116.15). Apesar de exatamente no lugar dela não nascer outra, Ele cuida que outras nasçam ao redor de onde aquela esteve por um tempo, mantendo, assim, a vida no jardim.

Muita gente pode até olhar para aquele espaço e, simplesmente, chamar só de jardim, como algo trivial e comum. Mas, pergunte para as flores o que elas acham daquele pedacinho de terra e haverá respostas surpreendentes.

Aí você pode até estar pensando ou fazendo relação do jardim que descrevi com a Igreja Presbiteriana do Jardim Guanabara, que nesta semana celebra seu 25º aniversário de organização.

Não!, eu estava descrevendo um jardim que fica numa praça em frente de onde moro. Muitos podem até dizer que aquele amontoadinho de plantas ali não chega a ser, exatamente, um j a r d i m.

Mas, de uma coisa tenho certeza absoluta: Deus é quem cuida dele noite e dia!

Então, qualquer semelhança desse jardim com a Igreja do Jardim não é mera coincidência.

Então, parabéns às flores do Jardim!

Pastor Maurício