O Abençoado Exercício Da Maternidade

Nossa sociedade celebra neste domingo o “Dia das Mães”. A história registra que a primeira comemoração oficial alusiva ao Dia das Mães ocorreu em 10 de maio de 1910, nos EUA, por ato do presidente Thomas Woodrow Wilson. Em nosso país, o Dia das Mãe começou a ser celebrado em 12 de maio de 1918, por promoção da Associação Cristã de Moços, em Porto Alegre, RS. Em 05 de maio de 1932, por Decreto assinado pelo presidente Getúlio Vargas, tornava-se data oficial o segundo domingo de maio como o Dia das Mães.

A maternidade, indubitavelmente, traz consigo uma parceria com o Criador, por dádiva e concessão dEle mesmo. Filhos são gerados pela graça do Senhor que assim torna os seres humanos, coparticipantes do mistério da vida. O dia das mães deve nos fazer refletir sobre o serviço da maternidade. Tornar-se mãe é fruto da bondade de Deus, e o exercício desta benção deve ser, igualmente, entregue ao Senhor como sacerdócio que Lhe agrade e honre.

O momento histórico está a exigir daquelas que geram, no corpo e no coração – pois mãe é quem ama, quem se doa em carinho e mesmo sacrifício – dedicação redobrada aos filhos gerados, tenham eles a idade que tiverem. Maternidade é cuidado, é oração, é criação e acompanhamento dos filhos na presença constante de Cristo Jesus, é exemplo de piedade e unção, é cuidado com o trato das coisas da família, é agir com o coração. Precisamos, sempre mais de mães que nos abençoem, que nos deem o agasalho de suas mãos fortes e protetoras. Que nos conduzam pelos difíceis caminhos da existência com a luz de Deus em suas faces.

Parabéns a todas as mães neste dia, e em todos os outros!

Parabéns àquelas que em um mundo tão egoísta e individualista, ousaram amar e partilhar o que possuem de mais precioso com alguém: os filhos gerados pelo coração. Parabéns àquelas que não se entregam, que não cessam a luta, que movem o mundo com a força da esperança, que nos estimulam com sua sabedoria. Parabéns àquelas que constroem um novo momento, pleno de esperança, pois sabem que o ventre grávido anuncia a perspectiva do sonho e a certeza do futuro melhor. Parabéns àquelas que, com sua presença e candura, proclamam o próprio Deus junto de nós.

Que Ele as abençoe e continue a fazê-las condutoras de maternidades responsáveis e abençoadoras.

Pastor Wladymir Brito