Nos Bastidores

Nos bastidores

Somente Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, pois me é útil para o ministério”. 2Tm. 4:11

Por que você imagina que Deus escolheu Lucas – um médico – para viajar com Paulo e encorajá-lo nos últimos anos de vida do apóstolo? Certamente, porque Lucas era capaz de auxiliar Paulo, tratando de seus ferimentos físicos e de suas necessidades de saúde. Mas havia outra razão. Lucas aprendeu grandes coisas com o apóstolo preso. Assim como Paulo, Lucas pregou aos gentios, escrevendo o seu relato do Evangelho para um público não judeu. Além disso, ao viajar com Paulo, Lucas foi capaz de registrar em crônica a história da igreja no Livro de Atos.

Mesmo assim, ainda sabemos pouco sobre Lucas. Na Bíblia, há somente três referências a ele (Cl. 4:14; 2Tm. 4:11; Fm. 24), mas nelas podemos ter um vislumbre do homem que Deus usou para escrever dois importantes textos do Novo Testamento.

Lucas provavelmente era um médico grego e, com frequência, viajava com Paulo (Cl.4:14). A tradição o considera um nativo de Antioquia e afirma que ele morreu solteiro e sem filhos, com 84 anos. Tanto o Evangelho, como o livro de Atos, são um legado para nós de alguém que trabalhou muito como suporte físico e espiritual aos seus companheiros, Lucas estava nos bastidores.

Lucas foi bastante detalhista em seus relatos, no Evangelho, por exemplo, ele enfatizou a humanidade de Jesus em toda sua perfeição, enfatizou também a condição das mulheres, das crianças, dos pobres, doentes e possessos, características não só da sua preocupação específica da sua profissão, mas de alguém que preocupava verdadeiramente com o próximo.

Preocupar-se e ajudar o outro dá trabalho, importar-se com as mazelas, não só físicas, mas também da alma do nosso próximo requer esforço, demanda a saída da zona de conforto para estender a mão de maneira prática e generosa ao necessitado. É pensar e realizar o bem a qualquer pessoa sem se quer pensar em qualquer tipo de retorno material, de prestígio ou reconhecimento. Trabalhar nos bastidores é a especialidade de quem ama, pois não se está preocupado com os primeiros lugares ou holofotes, na verdade o lugar dele é por trás das cortinas dos corações – nos bastidores da alma, onde o centro das atenções deve ser Cristo.

O combustível do nosso trabalho deve ser a consciência da presença de Deus! Sim, a motivação da realização é o Senhor em nós. Não existe promoção no Reino de Deus, se quiser ser líder sirva em humildade, e tudo aquilo que fizermos deve reverter em honra e glória ao Pai.

Lucas trabalhou sem levar muito em conta a si mesmo e a perseguição que se levantara contra ele. Ele foi capaz disso ao morrer para si mesmo e viver para o Senhor, a quem ele – ao longo de seus textos, fruto de cuidadosas entrevistas – demonstrou amar mais e mais.

O amor do Senhor se manifesta muito mais no dia-a-dia, nos relacionamentos, aonde não se vê, aonde não se têm público, muito menos aplausos. Jesus Cristo o espera nas ruas, nas casas, nos hospitais, nos orfanatos, asilos e comunidades em vulnerabilidade social… Ele o aguarda nos bastidores das vidas que carecem da glória de Deus, nos bastidores do coração do seu próximo.

Que o Espírito Santo nos ensine a trabalhar!

Em Cristo,

Pr. Vinícius Lacerda.