Natal de Jesus

Aproxima-se célere as comemorações do Natal. E com ele, o final de mais um período abençoado pelo Senhor. O mês de dezembro assinala a celebração natalina de Cristo Jesus –Verbo encarnado, verdadeiro homem de verdadeiro homem, verdadeiro Deus de verdadeiro Deus; Aquele que veio para nos dar vida e vida em abundância.

O Natal é a mensagem do grande amor de Deus. Ele age na história, pois é o Seu Senhor. E age para salvar, para remir, para aproximar, para gerar vida. Natal é tempo de esperança, concretizada no presente maior do Senhor a todos os homens: Seu Unigênito Filho. No Natal de Jesus de Nazaré percebemos o quanto somos queridos e amados por Deus.

Ele não se esqueceu de nós, por mais que não merecêssemos Sua atenção. Se deu a nós, entregando-se sem reservas ou limites na humanidade perfeita de Cristo. Ele Veio ao nosso encontro com graça e misericórdia e vimos a sua Glória, glória resplandecente nos corações plenos de fé, glória como do Unigênito do Pai. Assumiu de forma perfeita e completa a natureza humana, mas sem o pecado. Caminhou nossas estradas, sofreu nossas dores, identificou-se com nosso sofrimento e labor, pensou nossas feridas, viveu e vive ao nosso lado, como bem anunciou o anjo: ”Seu Nome será Emanuel, que quer dizer Deus conosco”.

Natal é esse tempo, tempo de esperança e renovação, porque neste gesto de Deus em Cristo vemos e aprendemos a superação de todo o mal e de toda força geradora de morte. Em Jesus Cristo – o verdadeiro Natal, temos vida e vida em abundância, que vence e supera todas as barreiras para o encontro da felicidade e supera todas as distâncias, congregando e unindo os que procedem de toda língua, raça, povo e nação.

Assim, pois, é tempo de celebrar e celebrar muito! Celebrar o amor de Deus ao homem, festejar a vitória da Vida, cantar a misericórdia do Senhor – manifesta a todos os que crêem. A esperança trazida pelo Natal não se coaduna a um sentimento vago de incerteza, medo ou aflição. Ao contrário: subsume-se a uma inequívoca certeza do agir de Deus na história e na nossa vida, que buscou e salvou o homem, na Pessoa d’Aquele que nasceu  em uma manjedoura, em Belém da Judéia.

Pastor Wladymir