Isaías 11.10-12
Observando ainda os fétidos cheiros do Momo, disfarçados de alegria de norte a sul do Brasil, poderíamos utilizar esta pastoral para traçar um comparativo-contrastivo entre os passos das marchinhas e os repasses de verba pública; entre o automóvel Brasília ano 60 enfeitada para o carnaval e uma outra Brasília 2018 também enfeitada para um carnaval desde o ano 1960; entre as fantasias nos blocos e os blocos de políticos fantasiosos; entre uma escola de samba sem dinheiro e uma escola pública que samba para tentar educar com os recursos que tem; entre o eleitor que ri enquanto samba e uma corja eleita que ri do povo; entre os carros alegóricos e os cargos alegóricos; entre os trios elétricos e as quadrilhas; entre os desfiles e os desfiles de desvios; entre os colarinhos de palhaço e os palhaços de colarinho; entre os devotos de Momo e os que vivem de votos desses devotos; entre o samba-enredo e o enredo das leis usadas de forma desleal; entre a evolução na avenida e a evolução de escândalos. Entretanto, o melhor a escrever é sobre um Reino onde não há crise, realmente! Um Reino cujo Soberano é o verdadeiro Estandarte! Não um estandarte dedicado a alguns poucos foliões-torcedores, mas um Estandarte para as incontáveis nações.
O Profeta Isaías diz da raiz de Jessé que está posta por estandarte dos povos e que levantará um estandarte para as nações. Claramente, o profeta apontava o verdadeiro Rei, o nosso verdadeiro Estandarte, cujo reinado não terá fim (conf. Lucas 1.33). Nele, realmente, não há crise. Diferentemente da fugaz alegria que acaba com as cinzas da quarta-feira (mesmo com as (in)devidas esticadas pós-carnaval), a alegria do Senhor é a força daqueles que são seus servos (conf. Neemias 8.10).
Dessa forma, mesmo que a crise reapareça nos noticiários após o “dez, nota dez!”, não nos desesperemos, mas continuemos nossa jornada (não um desfile) junto aos recolhidos desde os quatro confins da terra (v.12) sob o nosso Verdadeiro e Único Estandarte: Cristo Jesus!
Festejemos, com alegria sem fim, sob a Sua bênção e Sua graça! Amém!
Pastor Maurício