Mulher, a Melhor Amiga

“Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.” Gn 2:18

Assim como o homem, a mulher também foi criada à imagem de Deus. Não existe imperfeição na criação de Deus, mesmo na diferença de como foram formados, ele do pó da terra e ela da costela do homem, são perfeitamente iguais na criação à semelhança de Deus. Por causa disso, homem e mulher estão ligados para sempre. A humanidade foi garantida de sua multiplicação e direção por causa da união homem e mulher (1:27-28). A mulher tem valor e honra na criação (2:22). O homem precisa da mulher e vice-versa, isso é a base do casamento cristão ordenado por Deus de forma inesquecível (2:24).
Em Gn. 2:23, podemos perceber que Adão (homem: hebr.– ‘ish) deu o nome à mulher (‘ishsha), e numa fusão das palavras, os nomes são semelhantes para expressar a união sem desigualdade. Por nomeá-la, Adão não era superior a Eva. Como já dissemos, na cultura oriental o ato de nomear alguém num momento de subjugação ou guerra era uma afirmação de domínio, mas também não podemos deixar de ressaltar que na mesma cultura, no contexto pacífico, nomear também significa autoridade, condução e responsabilidade. O ato de Adão nomeá-la significa reconhecer a sua origem, assim como Deus o fez surgir do pó, assim a mulher também criada do seu “lado” era (e sempre será!) um presente do Senhor!
Deus sabia que o homem não poderia viver na solidão, que ele precisava de uma outra metade que o completasse. Imaginem Adão olhando cada animal criado com o seu par, macho e fêmea andando lado a lado, e ao seu lado um lugar vazio… mas justamente da costela, ou seja, do lado, ele recebe o melhor para sua vida, a criação de Deus, a mulher.
O Deus de toda a graça se manifesta na criação da mulher, ao dizer que ela seria a auxiliadora, Ele se identifica nela ao imprimir uma nobre função em seu ser. Aliás, ser “ajudadora” não demonstra inferioridade, pois o próprio Deus se denomina como “ajudador” de Israel (Êx.18:4; Dt. 33:7), demonstra também o chamado do serviço, o qual o próprio Senhor Jesus Cristo assumiu do início ao fim em nosso resgate na cruz do calvário.
A mulher sempre foi essa super parceira de todas as horas, no nível material e espiritual, à ela foi dada a tarefa de com o homem co-governar as bênçãos de Deus, e na maior dessas bênçãos, a família, ela tem a maestria das multitarefas, vide Pv. 31:10-31.
(Continua no verso)

A mulher sempre foi essa super parceira de todas as horas, no nível material e espiritual, à ela foi dada a tarefa de com o homem co-governar as bênçãos de Deus, e na maior dessas bênçãos ela tem a maestria das multitarefas, vide Pv. 31:10-31. A mulher também é amor de Deus para o homem, ela lhe dá segurança emocional, cuidado e companheirismo. Afinal, Pv. 12:4 também vai dizer que a mulher virtuosa é o orgulho do marido.

A todas as mulheres que servem ao Senhor o nosso mais alto apreço por suas vidas. O dia internacional da mulher serve para nos relembrar o quão importantes elas são em nossas vidas: avós, mães, esposas, filhas, professoras, diretoras, médicas, “tias” da EBD… o que seria de nós sem elas? A Deus o nosso louvor e gratidão por tão rica misericórdia em nos conceder cuidar, sermos cuidados, conviver e amar com tão maravilhosa criação que demonstra a sua própria graça: mulher, a melhor amiga.

Feliz dia da mulher hoje, amanhã, depois e sempre, afinal, todos os dias devem ser de delas!

Parabéns a todas as mulheres!

Que Deus nos abençoe!

Em Cristo,

Pr. Vinícius Lacerda.