Minha Igreja

Minha igreja é constituída de pessoas como eu, cada qual com o seu temperamento, sua carga genética, suas peculiaridades e preferências, suas virtudes e seus defeitos, todas herdeiras do pecado de Adão.
Minha igreja é, por isso, uma comunidade complexa e heterogênea, onde há, naturalmente, muitas diferenças: de gerações, de opiniões, de aptidões, de posturas, de condutas, gerando às vezes, conflitos e até dissensões, infelizmente.
Minha igreja não é perfeita, porque acolhe pecadores, que, alcançados pela graça de Deus, se arrependeram dos seus pecados e, pela fé em Cristo, se sentem salvos de seus pecados. Mas, continuam lutando contra o velho homem, que, às vezes, os quer dominar. Daí, a possibilidade de tropeços e quedas a que estão sujeitos.
Minha igreja, eu a comparo a um vasto hospital da alma, onde os pacientes procuram refazer e manter sua saúde espiritual. Alguns deles já se encontram em recuperação; outros, em tratamento; e há ainda os que estão na UTI, exigindo cuidados especiais, todos precisando de assistência e atenção, especialmente do Médico divino.
Minha igreja, às vezes, me traz tristeza, quando percebo displicência, negligência e até mau testemunho, entre os seus membros, desde o pastor e oficiais, até aos crentes mais modestos. Confesso que, então, à semelhança dos servos da parábola do joio e do trigo, tenho vontade de mandar arrancar esses maus exemplos. Porém, me lembro de que, na parábola, o Senhor disse, figuradamente, que essa era tarefa Sua, que só seria posta em prática, ao final, quando da Sua vinda. A conclusão a que cheguei é a de que Jesus é o Senhor da Igreja, inclusive da minha igreja, e a Ele somente compete julgar os fiéis e os infiéis, e dar a cada um a sua recompensa. A mim, me compete manter-me fiel e perseverar até ao fim.
Apesar de suas deficiências, eu amo a minha igreja, porque ela me acolheu, porque noto que ainda “há muito trigo” no seu ambiente, porque conto com a comunhão e a intercessão dos meus irmãos e porque, em grande parte, ela vem cumprindo a sua missão de sal da terra e luz do mundo. A despeito de tudo, a igreja ainda é o melhor lugar, sobre a face da terra para a minha edificação espiritual e para me manter firme na fé. E não existe outro lugar aqui com essas características.
(continua no verso)
Cheguei, então, a conclusão de que aqui é o meu lugar, enquanto o Senhor da Igreja quiser. E é também meu dever contribuir, com o meu serviço e o meu testemunho cristão, para a estabilidade, a pureza e o progresso da minha igreja. E por minha vontade, só sairei da minha igreja , seja onde estiver, por transferência para a Igreja Triunfante, junto com os santos, na glória. E tudo pela graça de Deus. AMÉM.

Rev. Thiago Rodrigues Rocha
Pastor Jubilado da IPB
Pastor Emérito das Igrejas da Grajaú e Riachuelo