Mês da Familia

Em ti serão benditas todas as famílias da terra (Gênesis 12.3). Essa fora uma promessa feita a Abrão ainda antes de ele ter constituída uma família propriamente sua.
Tradicionalmente, o mês de maio é tido como o mês da família. Não é à toa que também é tido como um período em que muitas noivas escolhem para se casar.
Família é bênção de Deus! Família é alicerce da sociedade. Família é núcleo basilar para que as gerações se sucedam. Família é união. Família é reunião.
Família é lugar de festejo, riso e alegria. Tanto o é, que num registro bíblico, na construção de uma família, num casamento, havia grande festa (conf. João 2.1-10).
Família é lugar onde o perdão deve acontecer (conf. Gênesis 33.4 – Então, Esaú correu-lhe ao encontro e o abraçou; arrojou-se-lhe ao pescoço e o beijou; e choraram).
Família é lugar de aconchego e segurança. É onde coisas e sentimentos são compartilhados. É onde o sangue que corre nas veias, fala! (conf. Gênesis 34.7). É onde se pode viver, plenamente, a coletividade (conf. Josué 24.15 – Eu e a minha casa serviremos ao Senhor).
Há também as famílias que, distintas por sobrenome, se igualam sob o sangue de Cristo (conf. Atos 15.9 – E não estabeleceu distinção alguma entre nós e eles, purificando-lhes pela fé o coração.; Romanos 3.22 – … justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que creem.; Romanos 10.12).
Na família da fé ainda ecoa a promessa da salvação que fora feita ao profeta Isaías que diz: A sua posteridade será conhecida entre as nações, os seus descendentes, no meio dos povos; todos quantos os virem os reconhecerão como família bendita do Senhor (61.9; conf. Efésios 2.19). Na família da fé é espaço para praticarmos o bem, interna e externamente, e vivermos em paz (conf. Gálatas 6.10 – Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.; Romanos 12.18).
Na família da fé glorificamos o mesmo Deus e Pai de quem toma o nome toda família, tanto no céu como sobre a terra (conf. Efésios 3.15).
Que nas nossas casas as nossas famílias possam ter correndo nas veias tanto o mesmo sangue quanto a mesma fé em Cristo! Clamemos, pois, a Deus, em oração, pelas nossas famílias até o fim deste mês de maio; e que este mês dure o resto de nossas vidas!
Deus nos abençoe! Amem. Amém!

Pastor Maurício