Maldito pó, bendita vida!

“No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.” Gn. 3:19

Quando chegamos a Gênesis 3, encontramos um Deus que amaldiçoa! Ele responde com firmeza à desobediência de Adão e Eva e à traição da serpente. Com o pronunciamento de cada maldição e julgamento, há uma ruína ou reversão das graciosas obras criativas de Deus. Adão, que foi criado a partir da pó, está agora destinado a retornar para ele. Eva, que foi criada de Adão, agora se tornou dominada por ele. A serpente, que era mais astuta do que qualquer um dos animais selvagens, agora é humilhada, rastejando em seu ventre, comendo pó. Neste capítulo vemos que o pecado afetou toda a criação!
Este texto fala do nosso desejo de muitas vezes negligenciar nossos pecados. Deus não responde levemente ao pecado. A morte entrou no mundo com o pecado, e toda sorte de sofrimento, sofrimento e desespero. Mas o pior da maldição cairia sobre um homem diferente muitos milênios mais tarde, e sobre ele Paulo diz em Gálatas 3:13: “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se Ele próprio, maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro),” – Jesus tomaria sobre si uma maldição para redimir o status da humanidade amaldiçoada, pois os eleitos e resgatados pelo Cordeiro receberiam na sua morte a vida eterna. O pó do/no sepulcro não é o fim! Na esperança do Ressurreto teremos a vida abundante!
Como Paulo disse aos gálatas, ainda que a lei seja uma maldição para nós, pois denuncia o nosso pecado e nos condena, Jesus, nosso Redentor sem pecado, aceitou o castigo que era nosso quando se dispôs prontamente a ir para a cruz. Não foi um sacrifício qualquer, o próprio Deus se tornou maldição em nosso lugar para que tivéssemos a vida eterna, fomos limpos da sujeira do pecado, o pó da maldição foi removido para que no corpo de Cristo ganhássemos a bendita vida!
O Deus de santidade ama a justiça e não permite que o mal fique impune. E nós devemos agradecer pela insondável sabedoria e misericórdia do Senhor em elaborar um plano que permitisse que a maldição que era legitimamente nossa caísse sobre o seu Filho.
Bendito seja Deus que nos tirou da maldição! Que Ele nos abençoe!

Em Cristo,
Pastor Vinícius