Lugar Santo

 

“Moisés pastoreava o rebanho de seu sogro Jetro, que era sacerdote de Midiã. Um dia levou o rebanho para o outro lado do deserto e chegou a Horebe, o monte de Deus. Ali o Anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça. Moisés viu que, embora a sarça estivesse em chamas, esta não era consumida pelo fogo. “Que impressionante!”, pensou. “Por que a sarça não se queima? Vou ver isso de perto.” O Senhor viu que ele se aproximava para observar. E então, do meio da sarça Deus o chamou: “Moisés, Moisés!”. “Eis-me aqui”, respondeu ele. Então disse Deus: “Não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é terra santa”. Disse ainda: “Eu sou o Deus de seu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó”. Então Moisés cobriu o rosto, pois teve medo de olhar para Deus.” (Êxodo 3:1-6)

No antigo testamento Deus se manifestava pessoalmente em determinadas situações e locais. Por mais que a própria criação seja, por si só, a manifestação do Deus vivo, Ele falava diretamente com os seus no santo dos santos ou através de manifestações como a que Moisés presenciou ao ver a sarça arder e ouvir a voz do Senhor.

Naquela ocasião Deus orientou Moisés a tirar seus calçados, pois a terra que pisava era santa. Tirar as sandálias, ou o calçado, era sinal de reverência. Dessa forma você não levaria as impurezas de outro lugar para onde era santo. Aquela terra era santa, pois ali estava a presença do Senhor. Além disso, Moisés como sendo Criatura, era indigno de se aproximar do Pai sem a reverência necessária. Nem mesmo os anjos, livres de pecado, pisavam na mesma terra em que Deus estava. (“No ano em que faleceu o rei Uziáhu, Uzias, eu vi o Eterno sentado sobre um trono alto e exaltado. A aba do seu manto preenchia todo o templo. Em torno dele posicionavam-se serafins. Cada um deles tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés e com duas voavam.” Isaias 6:1-2)

Anos após esse acontecimento Deus se fez carne e pisou em nossa terra. Andou entre nós e manifestou a Sua glória. Carregou sobre si os pecados de seu povo e prometeu estar com aqueles que o seguiam por onde quer que andassem. Após a vinda de Cristo, Deus passou não mais a se manifestar em lugares específicos, mas onde quer que seu povo estivesse.

Jesus, como totalmente homem e totalmente Deus, habitou entre nós. O próprio Deus andou conosco e não há mais lugar que não seja santo. Em João 1: 14 o verbo grego para habitar é o mesmo que corresponderia a “tabernacular”, um neologismo que indica que Ele não só montou tenda com seu povo, como também andou com ele. Não há mais lugar onde Deus não se manifeste.

Ainda devemos ter a mesma reverência de Moisés por onde quer que andemos. Tire seus sapatos, pois a terra em que pisa é santa. Não retire literalmente seus sapatos, mas lembre sempre da presença de Deus (2 Coríntios 10: 5). Cremos em um Deus onipresente que manifesta sua graça através de nós.

Por onde quer que ande, Ele é contigo.

 

 

 

Asp. William Cunha de Freitas