Isolamento E Dor Não São Para Sempre!

“E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor…” (Apocalipse 21:4)

No último domingo, uma médica que foi infectada pelo COVID-19, e ficou curada, relatou na TV que, durante o processo de recuperação, sentiu muito o isolamento social, e que sentiu também uma forte dor no peito, como uma angústia, pois se sentiu muito impotente em não poder mais ajudar, e a frase que chamou mais a atenção foi  a de que um dia ela caiu em prantos “pois parecia que estava carregando o peso das enfermidades de todas as outras pessoas”.

Foi inevitável pensar: se ela, uma pessoa que foi infectada por um vírus, muito letal sim, mas que graças a Deus não ceifou sua vida, e, ainda que com todo o aparato utilizado para amenizar seu sofrimento, sentiu uma profunda dor pela separação e por pensar nas doenças de seus semelhantes, tente imaginar a dor lancinante, indescritível, nunca experimentada por um ser humano, que o nosso Senhor Jesus Cristo provou na cruz do Calvário.

Jesus Cristo sofreu o maior isolamento do universo, uma separação cósmica, definitivamente um rompimento tal de seu relacionamento com o Pai que ninguém jamais poderia suportar, pois ele sentiu sobre si o isolamento total de Deus ao serem exercidos sobre os seus ombros a ira e a justiça do Senhor. Tal separação fica clara em suas palavras carregadas de teor sombrio e tristeza: “…Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” Mt. 27:46

A dor que a médica acima sentiu pelas pessoas doentes é louvável, demonstra compaixão, mas o que deve ser dito é que ela nem se compara à dor que Jesus sentiu quando todas as nossas dores e doenças, iniquidades e pecados, moeram a sua carne e o seu espírito, fazendo-o enfermar para o abraço da morte na cruz. “Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si…” Is.53:4.

A dor do isolamento supremo e do peso de todas as doenças sobre Jesus realmente são inenarráveis e jamais saberemos o quanto custou ao Messias ser cortado da terra dos viventes (leia Is. 53:8), entretanto, nem tais sofrimentos, nem mesmo a morte, puderam detê-lo para trazer a cura e a vida sobre todo aquele que nele crê. Cristo sofreu o isolamento do Pai para que nós, antes separados por causa do pecado, fôssemos reunidos a Ele para sempre! Cristo levou sobre si as nossas enfermidades, para que pudéssemos ser sarados para a vida eterna.

Assim, independente do que vivemos agora, a nossa esperança está em Jesus. Podemos até passar por circunstâncias apreensivas, como as dos últimos dias, mas elas não tiram o nosso foco do Senhor, não tiram a nossa paz, nem o nosso amor pelo próximo, que agora pode ser ainda mais solidário, onde podemos demonstrar a todos a base da nossa esperança da glória: Cristo Jesus!

Então, por mais que a dor, a doença, o isolamento etc., tragam um imenso pesar ao seu coração, saiba que Jesus já venceu o que nós nunca poderíamos suportar, e pense na sua promessa que nos faz enfrentar todas as situações, crendo firmemente em suas palavras:

“E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.” Ap. 21:4-5

Que Deus nos abençoe! Sempre em frente, pois o Senhor é conosco.

Em Cristo,

Pastor Vinícius