Imitando O Senhor

I Tessalonicenses 1:6

    Incluem-se entre as características de uma igreja viva, dinâmica, realizadora da vontade de Deus e que cumpre seu papel diante do Senhor e dos homens, como destacada no texto da primeira Carta de Paulo aos Tessalonicenses, o ser imitadora de Seu Senhor.

O Apóstolo Paulo escreve constatando que aqueles irmãos de Tessalônica estavam “imitando o Senhor”. A expressão no original grego indica “reproduzir”, “imitar”. Somos chamados a reproduzir em nossa vida a vida do Senhor (Efésios 5:1). Uma Igreja modelo vive como seu Senhor viveu, age como Ele agiu, fala o que Ele falou. Paulo ensinava: “Sede meus imitadores como eu o sou de Cristo”. (I Coríntios 11:1)

Hodiernamente tal conceito parece ter caído no esquecimento de muitos irmãos. O ser cristão cada vez mais torna-se um “ cumprir de obrigações religiosas”, ao invés de um estilo de vida. A Palavra nos ensina que ser cristão é ser como Cristo quer que sejamos.

A sociedade espera um comportamento diferente de nós, Igreja de Cristo Jesus. E as Escrituras nos conferem a capacidade de agir diferentemente do padrão e interesse mundano. Esse agir se dá na força do Espírito, em nome de Jesus, buscando sempre as coisas lá do alto (Colossenses 3:1-4). Somos sal e luz, (Mateus 5:13-16), conforme palavras do Senhor. Precisamos demonstrar isso no dia a dia. O Apóstolo Pedro disse que Cristo deixou-nos exemplo, para seguirmos os seus passos (I Pe 2:21). Dentro de casa, na família, no trabalho, na escola, na Igreja, somos chamados a imitar, reproduzir a vida de nosso Senhor.

Como conseqüência desse estilo de vida tornamo-nos exemplos, modelos, para os outros crentes (I Ts 1: 7). A expressão no grego significa “marca visível”, “cópia”, “algo que é impresso”. Que tipos de modelos temos sido? Que tipo de influência minha pessoa tem causado? Quais as marcas que temos deixado impressas nas vidas das pessoas? Paulo, escrevendo a Timóteo diz: “Torna-te padrão dos fiéis” (I Tm 4:12). Isso é conosco também? Claro que sim! Uma Igreja viva, dinâmica, modelar, possui membros que procuram imitar o seu Senhor, viver como Ele viveu e ensinou. Buscando esse padrão de vida, seus membros tornam-se exemplos para os outros, marcas visíveis do querer de Deus para a vida das pessoas. Que o Senhor nos abençoe e ilumine, dando-nos a sabedoria que vem d’Ele, para que também sejamos assim.

Pastor Wladymir