Igreja – Família que Cresce Junto

 

Uma das mais significativas expressões da Igreja é que ela se torna um espaço para o crescimento de todos os que se agregam à fé cristã em uma comunidade a partir de algo em comum: a fé no Senhor Jesus.

Ao chegarmos à Igreja, estamos iniciando nossa caminhada na fé, e será com a experiência dos outros irmãos, na sua vivência de fé junto ao Senhor Jesus, que os mais novos crescerão. Mas, para isso, é preciso um despojar-se de si mesmo, para que haja espaço para o novo que chega. Não há como crescer espiritualmente se não perseguirmos esse alvo como parte de nossa vida cristã.

Muitos irmãos estão prontos para ensinar, mas não estão prontos para aprender. Acham-se professores sem se verem no lugar de alunos, sem perceberem que um depende do outro, e que o crescimento é mútuo, pois tanto o que ensina aprende, quanto o que aprende leciona com sua vida e suas experiências.

Não há lugar na Igreja para aqueles que se julgam senhores e sabedores de todas as coisas, quem afirma isso é o Senhor Jesus ao dizer: “Pai, eu te agradeço porque ocultaste estas coisas dos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos”. Assim, conhecer a Deus passa por ser o menor, pois “quem quiser ser o primeiro, que seja o último”.

Também não há lugar para aqueles que se julgam superiores, pois a superioridade está em servir e não em ser servido, está em ouvir, aprender, e esta postura é que nos coloca como família.

Como família de Deus, devemos estar prontos a ouvir e aprender. Mesmo com muitos anos de vida com o Senhor Jesus, estamos aprendendo a cada dia, a cada momento somos chamados à reflexão sobre a vida diária e sobre nossa vida com Deus.

Somos chamados a uma revisão constante de nossos valores e a um aprofundamento dos valores do Reino que nos foram legados pelo Senhor Jesus. A sabedoria está em ouvir a todos, aprender com todos que aprendem com o Senhor, estar aberto a mudanças e a revisão de vida.

Ser família não é olhar para cima, mas aprender a olhar para o lado e amar o irmão.

 

Rev. Jouberto Heringer