Fortes no Senhor!

Fortes no Senhor!

Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno.” (1 João 2:14)

Nossa cidade vive o clima dos jogos olímpicos, e na verdade o Rio tem essa imagem dos esportes e da vida saudável. Contudo, em tempos de academias de musculação e suplementos, o que se busca muitas vezes é o padrão imposto pela ditadura fitness, homens e mulheres cada vez mais “sarados” na corrida utópica do corpo perfeito. Que fique claro que não sou contra os exercícios físicos para uma vida saudável, mas o problema é que por trás dessa desenfreada busca pela “beleza”(???) está óbvio aquilo que o homem sempre teve medo: perder o vigor da juventude, o medo de envelhecer, o medo da morte. Certamente quando João escreveu aos jovens ele pensou na garra e na força inerentes aos mesmos, mas ele condiciona essa força natural a outro elemento que traz a razão pela qual fomos criados: a força espiritual! Uma vida com o objetivo de servir ao Senhor deve estar canalizada nesta direção: o que sou e o que tenho deve servir ao Senhor e ao seu Reino. João escreveu uma afirmação, não um desejo ou aspiração, mas ele disse: vocês SÃO fortes… a Palavra PERMANECE em vocês… e vocês JÁ VENCERAM o maligno. A força espiritual para aqueles jovens da igreja primitiva não era uma utopia, mas uma realidade, pois eles conheciam a única academia que nos concede ganho imediato a partir do primeiro dia que passamos a frequentá-la: Academia da Palavra – a Bíblia! Ou se preferir “The Bible Workout” ou “The Bible Gym”- é a única que fortalece o corpo e a alma! Só se pode ser forte se a Palavra de Deus permanecer em você, não adianta lê-la uma vez ou outra, ou só aos domingos no(s) culto(s), é o mesmo que se exercitar de vez em quando, sem constância não há hábito, sem hábito sem resultado… assim, “NO GOD NO GAIN!”

Os “Workoutaholics” não conseguem passar um só dia sem “permanecer” na academia para que os resultados permaneçam neles, e se ficam um ou mais dias sem ir à ela sentem como se tudo que ganharam com muito treino se esvaísse rapidamente, ou seja, a massa magra não permaneceu neles! A grande diferença é que a Palavra nunca nos deixará. A Palavra de Deus quando permanece no coração é por que é aquela que se ama, que não se pode ficar sem, a qual, passadas algumas horas, já se sente a falta e a necessidade de “correr” para ela e/ou “caminhar” por ela. Precisamos exercitar o coração e o cérebro lendo a Bíblia!

Com eles podemos exercitar a fé em diversos níveis de dificuldade: que tal um MMA com o mestre Jacó no vau de Jaboque? Ou por que não um trekking nível avançado com o disciplinado Moisés rumo à Canaã? Sem falar em Sansão, halterofilista e lutador que deu a vida por Deus e seu povo! Quer mais? Davi (tiro ao alvo), Gideão (capitão do time de Israel), Elias (correu mais que a carruagem do rei e provavelmente mais que Usain Bolt para escapar da chuva). E no NT? Pedro praticava a pesca e quase um iatismo com seu barco à vela. Os discípulos eram adeptos da caminhada, ou melhor, escalaminhada, pois subiam montes para orar. E Paulo? Paulo?!? Era um verdadeiro Bear Grylls do “À Prova de Tudo”!!! E tantos outros que poderíamos citar.

Qual o diferencial desses mestres? A Palavra de Deus era o combustível que incendiava seus corações! Mais que isso, a Palavra permanecia em suas veias! O objetivo do atleta é ter a vitória, ganhar, mas para isso, ele também precisa vencer o seu oponente, seu adversário. Quando João diz que aquela mocidade já tinha vencido o Maligno era porque eles já tinham passado pela prova de resistência, e resistindo o diabo fugiu. Quem nos ensinou a resistir ao inimigo? Sim, Jesus! E como Ele venceu o seu adversário no deserto? Sim, na Palavra! A Palavra permanecia em Jesus, aliás, Ele é a própria Palavra. Mas o fato é que como homem, Jesus Cristo também se dedicou a uma vida devocional de oração e estudo da Palavra. Este é o combustível que deve nos levar ao alvo da nossa vida: o amor a Deus e à sua Palavra, como o próprio Senhor Jesus nos ensina, em João 14:21. Em Hb.12:1-2 aprendemos que devemos imitar o exemplo de Cristo, que foi perseverante em meio às provações. O convite é para que você use todo o seu ser para o Senhor, toda sua força para servi-lo. Que a Palavra de Deus permaneça em você e que outros venham a conhecer a Cristo através da sua vida, do seu exemplo de ânimo e garra para vencer com o propósito certo: amar a Deus acima de todas as coisas e o seu próximo como a você mesmo!

Que Deus nos abençoe e nos fortaleça!
Pastor Vinícius