Filho de Deus

“…Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus…” (João 1.12-13)

 

A principal comemoração no período do natal que muitas vezes é esquecida pelos cristãos, e em alguns momentos pela Igreja, é a de que nasceu não apenas um menino chamado Jesus, não apenas uma pessoa especial, um profeta. No advento e no natal lembramos o nascimento do messias, do filho de Deus. Isto faz a diferença do natal para aqueles que são nascidos de novo para aqueles que são cristãos nominais.

Ao crermos e vivenciarmos o natal cristão somos confrontados com uma realidade maior pregada pelo evangelista João quase 100 anos depois do nascimento de Jesus. Para aqueles que são nascidos de novo a comemoração não é apenas do nascimento do Filho de Deus, Jesus, mas a celebração do nosso novo nascimento em Jesus, pois nEle somos feitos feituras de Deus, somos adotados pelo próprio Deus. No período do natal comemoramos o nascimento do messias e também o nosso novo nascimento, a nossa adoção filial através dele.

O nosso novo nascimento está intimamente ligado ao nascimento de Jesus, pois ele “…tornou-se carne e habitou entre nós…”. Será este miraculoso nascimento, fruto da ação do Espírito Santo de Deus, a que a Escritura chamou de a encarnação do verbo, que abre as portas para o nosso “novo nascimento” em Jesus. Da mesma forma que o nascimento do messias é revestido da miraculosa ação do Espírito Santo, nosso novo nascimento, resultante do recebimento dEle, é resultante da vontade de Deus em nós pela ação do seu Espírito pela mediação justificadora de Jesus.

Somente aquele que é nascido de novo consegue sentir o verdadeiro sentido do natal, perceber o real significado deste momento para a humanidade e para sua vida particular. Somos nestes dias confrontados com nossa nova realidade em Jesus, nossa nova filiação divina e as ações resultantes da mesma. Se não conseguimos perceber isto em nós devemos reavaliar nossa relação com Deus, nosso comprometimento com Ele.

Celebre o natal com a alegria de quem celebra o seu novo nascimento em Jesus, com a responsabilidade de quem é parte do povo da nova aliança. Celebre o natal anunciando a outros esta maravilhosa oportunidade que Deus nos dá, de a semelhança de Jesus Cristo sermos seus filhos por intermédio dEle. Celebre e anuncie!

Rev. Jouberto Heringer da Silva