Falando com Deus

O Evangelho conta que certa vez os discípulos pediram a Jesus que os ensinasse a falar com Deus.

Hoje parece uma coisa tão simples… Mas, para os antigos este falar trazia em si posturas e preocupações dependendo do lugar de onde se fala:

Para os Judeus ultra religiosos seria impensável. Falar com Deus? Ousar dirigir a voz ao três vezes santo? O só pensar isto seria uma blasfêmia, pois com Deus não se fala, somente se ouve silenciosa e atentamente, e toma-se nota!

Para os gregos isto uma temeridade… sabe-se lá o que os deuses vão responder? As divindades eram imprevisíveis e tinham um humor que era uma tragédia! Homero que o diga… Alguém querer falar com a divindade era estar disposto a correr um grande risco: Vai que ela não goste do tom de sua voz e “splas” – pisa em você como se esmaga uma mosca!

Acho que é por isso que os discípulos – judeus que vivem num mundo grego – pedem a Jesus que mostre a eles como se dirigir a Deus. E Jesus olhou para eles com simplicidade e deu uma resposta simples: comecem chamando Deus de Pai que Ele vai gostar e sorrir para vocês…

Verdade, quem não gosta de ser chamado de pai? O apóstolo Paulo entendeu isso muito bem e O chamava afetuosamente de papai (ˀabba) ao se aproximar para falar-Lhe. Ao chamar Deus de pai expressamos nossa dependência como filhos. Ao chamar Deus de pai denotamos nossa dependência e ser senhorio sobre nós, não por imposição, mas conquistado em amor, com seu cuidado e carinho para conosco.

Jesus disse: fale com Deus! Com amor Ele responde, e faz isso com carinho porque se importa com você. Ele te conhece e está sempre cuidando de você como um Pai cuida de seus filhos. Ele é santo, santo, santo… e a santidade dele está no fato de em sendo tão grande e poderoso, saber quando um fio da cabeça de seus filhos cai.  Isso é único! É divino…

Fale com o Pai, conte sua vida, suas dores, suas alegrias, suas decepções, seus ganhos, suas perdas, sua tristeza, sua sorte… fale tudo, afinal Ele é o Pai nosso, quem melhor para te ouvir e te aconselhar, cuidar de você se não seu Pai?

“Vocês orarão assim: Pai…”

 

Rev. Joubert Heringer

Capelão da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio