Espiritualidade: Disciplina em Movimento

A Espiritualidade é um relacionamento íntimo com Deus!

Viver a espiritualidade, conforme a Bíblia nos ensina, significa “andar com Deus”. Um exemplo do Antigo Testamento pode ser visto na vida de Enoque (Gênesis 5:22 e 24), de quem sabemos muito pouco, mas sabemos que ele andou com Deus!

Podemos ter nosso relacionamento com Deus em estagnação. Emperrado. A oração parece não trazer alegria nem força. Quase não lemos a Bíblia. Não sentimos alegria em estar na igreja, em na comunhão com os irmãos. Passamos a murmurar tudo e contra todos. Problemas que são pequenos e poderiam ser resolvidos apenas com um pouco de boa vontade, transformam-se em problemas enormes, verdadeiras “tempestades em copo d’água”.

As disciplinas espirituais. A palavra Disciplina tem a mesma raiz da palavra discipulado, Jesus nos ordenou que fizéssemos discípulos de todas as nações. Portanto, disciplina é um caminho de discipulado. As disciplinas espirituais são práticas que nos treinam para viver mais perto de Deus no dia a dia.

As mais conhecidas são a oração, a leitura da Bíblia, a participação da Ceia do Senhor, a adoração, o jejum. Menos conhecidas são a prática da meditação, do desabafo, da misericórdia, da solitude.

Vamos começar do básico: Os meios de graça. “O Catecismo de Westminster define a expressão “meios da graça” como “os recursos visíveis e comuns pelos quais Cristo transmite à sua igreja os benefícios de sua mediação [ou seja, de sua morte]”.

A leitura diligente da Palavra de Deus, seu estudo e meditação é a maneira de alimentarmos nosso coração e termos vigor para viver neste mundo. Ao orar, falamos com Deus, ao ler a Palavra de Deus, ele nos responde.

Oração e leitura da Palavra, bem como a meditação nas coisas de Deus são meios de graça que praticamos individualmente. São disciplinas, pois requerem diligência, empenho e disciplina pessoal.

Somos discípulos. Discípulos sem disciplina é uma contradição de termos! Não podemos ser discípulos se não tivermos disciplina, que nos colocam em conexão com a graça de Deus, por isso, meios de graça.

Coletivamente, a igreja se aproxima da graça ao se reunir para adorar e buscar a presença do Senhor. Estar como irmãos e participar da Ceia do Senhor, participar do batismo que são as ordenanças do Evangelho é a prática da comunhão dos santos.

Por fim, a oração pública, na qual o povo de Deus concorda em buscar juntos ao Senhor e clamar-lhe pelos assuntos que afetam nossa vida, família, pátria… Como anda nossa espiritualidade? Está em movimento ou estagnada? Estamos vivendo disciplinadamente na presença do Senhor? Enfim, somos discípulos?

Rev. Evaldo Beranger

Pastor Efetivo da Igreja Presbiteriana Luz do Mundo