Ensina a criança…

“Guardem sempre no coração as leis que eu lhes estou dando hoje e não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem..”
Dt. 6:6-7 (NTLH)

Na última semana, recebemos uma notícia, dentre tantas outras, que nos chocou profundamente. Um menino de 13 anos se enforcou após perder uma partida nos chamados “jogos online”. Sem querer entrar nos detalhes do fato em si, que já são extremamente chocantes, o que nos chama atenção é a falta de monitoramento dos pais, os quais na maioria das vezes são pegos de surpresa em situações como esta.
É mister que os pais ensinem desde cedo a Palavra de Deus para seus filhos para que os mesmos saibam discernir entre o bem e o mal, o certo e o errado. Tenho batido nesta tecla nos últimos dias: existe uma “ditadura da liberdade” que insiste que nossos filhos devem escolher ser e ter o que quiserem desde muito cedo. E em muitos casos querem alegar a tal “privacidade”. Isto é inadmissível! Até porque as crianças por si só não têm maturidade para tal responsabilidade de “escolher” o que é melhor. É dever dos pais ensinar o melhor caminho, e nós bem sabemos que o melhor caminho é a Palavra de Deus. Assim, é também nosso dever monitorar o que nossos filhos andam vendo e fazendo para que eles não caiam nas armadilhas do diabo.
Ensinar a criança a Palavra de Deus é mostrar para ela o caminho da intimidade com Deus para que ela possa sempre fazer a escolha certa. Isto se chama discernimento espiritual também. Não é coisa somente de crente adulto. É desde cedo que se aprende. É isto que Moisés disse no texto de Deuteronômio, que devemos ensinar meticulosamente aos nossos filhos a Palavra do Senhor, o tempo todo. E o alerta para nós é o seguinte: eles irão imitar os nossos passos. Ou seja, nós devemos praticar os princípios do Reino de Deus para que eles também os pratiquem. Nós devemos amar ao Senhor para que eles também o amem.
Uma criança que se compromete com Deus sabe obedecê-lo e tem pouca dificuldade para discernir qual é a vontade do Pai em cada situação que ela enfrentar. Quanto mais a criança tiver intimidade com o Senhor, mais rápido ela vai entender quando algo estiver errado e distorcido.
Ensinar a criança é torná-la sensível ao Espírito Santo. Precisamos educar os nossos filhos para que eles se levantem como uma geração que resista aos ataques deste mundo caído e cada vez mais corrompido!
“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”
Pv. 22:6 (RA)
Que Deus nos abençoe!


Em Cristo,

Pastor Vinícius