Ééééé… é do Brasil!

 

(Filipenses 4.4)

                 Escrevemos essa pastoral (05.07) na véspera de um jogo do Brasil pela Copa do Mundo. Temos esse jargão, usado no título, que é veiculado pelo nosso país afora, provocando gostos e desgostos. À parte disso, vivemos essa época futebolística que traz à maioria dos corações brasileiros, um tantinho de alegria; em meio a um caos instalado, é verdade, mas é uma alegria que contagia.

O Apóstolo Paulo também falava de uma alegria contagiante, de forma a fazer com que nós, hoje, também quiséssemos sentir o desejo de ser destinatários de palavras assim. Ao escrever à Igreja em Filipos, inicia a carta com palavras de agradecimento por aqueles cristãos. Dou graças a Deus, com alegria, pela vossa cooperação no evangelho (conf. 1.3).

Pouco após ele ainda continua exortando a que continuassem com esse sentimento cooperativo. E não é isso que vemos nas aglomerações festivas de torcida? Pessoas que não se conhecem se abraçam, comemoram, celebram um mesmo sentimento em torno de uma esperança de conquista de uma taça, que sequer poderão tocar nela, mas estufarão o peito seis vezes estrelado! Se há Cristo, amor, comunhão do Espírito, afetos e misericórdia, completai a minha alegria, sendo unidos no mesmo sentimento (conf. 2.1s).

Ele também aponta pessoas que são dignas de honra (conf. Romanos 13.7). Esse menino Timóteo que era remetente com o Apóstolo nessa carta (conf. 1.1), Paulo refere-se a ele como aquele que deveria ser recebido, no Senhor com toda a alegria e honra porque, pela obra de Cristo, quase foi morto (conf. 2.28ss). Que exemplo, não?!

Por fim, sem estar esgotado até o dia de hoje, o Apóstolo de Cristo escreve como um ápice infinitamente mais superior do que um gol de classificação, o que todo cristão deve manter em toda e qualquer situação: a alegria! Não, uma alegria qualquer, mas, no Senhor. Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos (4.4). Porque é assim que todo aquele que já foi conquistado por Cristo, no verdadeiro sacrifício pelas nações, no estádio do Calvário deve viver em toda e qualquer situação (conf. 4.11ss).

Então, mesmo sem saber o resultado do jogo de amanhã (no caso deste boletim, a sexta-feira passada), se favorável ou não ao escrete brasileiro, podemos dizer de qualquer forma: Ééééé… é dos cristãos a verdadeira alegria!

Fica, aqui, o convite para que você também participe do grito dessa nação!

                Que Deus nos abençoe! Amém!

Pastor Maurício