É Necessário Mudar!

O cristão é chamado a uma constante transformação. Em nossa caminhada com Deus, precisamos não apenas abandonar certas posturas que são nocivas à nossa vida e que desonram ao Senhor; mas também abraçar atitudes que não tomávamos anteriormente. No texto de Filipenses 3. 1- 16, é possível perceber algumas dicas para alguém caminhar em constante transformação diante de Deus.

Em primeiro lugar, tenha uma boa visão de quem era você (versículos 4-7). Um autoexame a respeito de quem éramos antes de sermos alcançados pela Graça de Jesus é fundamental para se começar uma mudança. Esse passo tem sua importância, porque você precisa se conhecer a fim de avançar. Um dos erros mais comuns em que caímos é a repetição de decisões erradas sobre a nossa vida. Muitas vezes nem nos damos conta que já os cometemos antes… Tome um tempo para pensar e se pergunte: Quem eu era antes de Jesus? Qual era a minha condição antes d‘Ele?

Em seguida, perceba-se hoje como um novo ser em Cristo (versículos 7-11). Muitos cristãos não fazem ideia de como a obra do Senhor pode afetar sua vida diária. Algumas pessoas só entendem a obra do Mestre em seu passado (sacrifício na Cruz, perdão de pecados, justificação mediante a fé…), mas a obra de Cristo não tem seus efeitos e resultados somente no passado, mas também no presente. O ponto central do Evangelho é Jesus. Nada é tão importante quanto Ele. O resultado da obra de Cristo para hoje é uma vida nova (2 Co 5. 17), novos propósitos, novos desafios e por isso novas decisões que devem ter o objetivo de conhecer a Jesus e experimentá-lo em todas as áreas da existência.

Por fim, é necessário estabelecer objetivos (versículos 12-14). O apóstolo estava comprometido com as mudanças que deveriam acontecer em sua vida porque ele sabia aonde ele queria chegar. Paulo comparou sua vida a uma corrida onde o que importa é chegar ao final e ganhar o “prêmio da soberana vocação”. Nossa vida não pode ser diferente. Estamos em uma corrida e chegar ao final é importante, por isso avançar é importante. Nesse sentido, avançar é mudar, é ser transformado a cada dia.

Portanto, compreenda que estar envolvido em mudanças é sempre algo difícil,principalmente se elas são grandes, mas não tenha medo. Mude aos poucos. Vá com calma. Mas comece em algum lugar, em algum momento, pois mudar é necessário. Ore,peça direção a Deus e peça também coragem para fazer a Sua vontade. Mude!

Rev. Renato Lopes Porpino

Pastor Efetivo da Igreja Presbiteriana do Rio