Deus Está no Centro, Reinando Soberano

“No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo”. (Is 6:1)

A visão que o profeta Isaías teve de Deus mudou toda a sua vida. Ele foi levado para o céu, onde Deus é exaltado em plenitude, seu manto enche o templo, os serafins oferecem louvor diante da sua santidade. O Senhor revela sua glória, majestade, santidade e graça.
O primeiro fato a destacar é que Deus está reinando em lugar de autoridade sobre o céu e a terra. O trono onde ele se assenta é alto e sublime. Do trono ele reina soberano e executa salvação, atraindo o pecador com sua graça. Em Hebreus 4:16, esse trono é chamado “trono da graça”.
A Reforma Protestante veio restaurar essa visão. Todo crente reformado tem a Deus como o centro de sua vida, governando com soberania. Suas decisões são submetidas à vontade daquele que está no trono. Suas prioridades estão centradas naquele que governa soberano todo céu e toda a terra. O crente reformado exalta e anuncia o Deus da graça, que abre as portas da salvação para todo aquele que crê. Ele vive para exaltar a glória, majestade, santidade e graça de Deus.
João também viu o trono de Deus no centro do céu e os quatro seres viventes exaltando a sua santidade (Ap 4:8). Mas ele viu também que nesse trono estava o cordeiro, aquele que foi morto (Ap 5:6), recebendo adoração e louvor dos homens e dos anjos.
O crente reformado tem a Cristo como o centro de sua adoração e louvor. No culto desviamos nossa atenção das coisas terrenas, das preocupações e agitação desta vida, “levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo” (2 Co 10:5b). Nós o adoramos por sua morte e ressurreição que nos alcançaram a salvação. Nós exaltamos sua santidade para também nos tornarmos santos como Ele é.
O profeta Isaías e o apóstolo João tiveram o privilégio de ter a visão do Deus soberano e do cordeiro no trono reinando soberanos, alvos de toda adoração. Viram e foram impactados pela glória, majestade, santidade e graça de Deus. Esta não é uma visão do passado, é uma realidade no presente. Deus está assentado no seu alto e sublime trono. É uma realidade que vai perdurar por toda a eternidade.

Rev. Tiago Silveira
MD Pastor Efetivo da Igreja Presbiteriana da Ribeira