DE QUE É FEITA A CASA DE DEUS?

Disse Davi a Salomão, seu filho: Sê forte e corajoso e faze a obra; não temas, nem te desanimes, porque o SENHOR Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que acabes todas as obras para o serviço da Casa do SENHOR”. (1Cr 28:20)

Davi Tinha a intenção de construir uma casa para Deus. Porém, os planos do Senhor eram outros (1Cr 28:2,3). Salomão, filho de Davi foi escolhido para ser o sucessor no trono de Israel e para edificar a casa do Senhor (1Cr 28:5,6). No entanto, todos os planos, todas as providências Davi tomou para que o seu filho pudesse realizar a obra com sucesso e tivesse ao seu redor pessoas que o ajudassem (1Cr 22:1-5)

Davi levantou uma oferta entre os chefes das tribos de Israel e ele mesmo deu dos seus tesouros generosa oferta para a construção da Casa de Deus (veja em 2Cr 29:1-9).

Quando queremos fazer uma construção, erguer uma casa, precisamos de uma planta, de recursos para comprar os materiais e profissionais habilitados para executar a obra. Tudo isso Davi já tinha providenciado para a construção da Casa do Senhor.

O primeiro item é a planta. Através dela é possível saber com antecedência como ficará a casa, quantos cômodos, qual o tamanho de cada um, o tamanho total da casa, quantas portas e janelas e a posição de cada uma. Sem uma planta a obra perde o rumo, reinará a desorientação, os trabalhadores não saberão o que fazer, se estabelecerá a insegurança. A Casa de Deus também é feita com uma planta. Deus mesmo havia dado a planta a Davi e o fez compreender todos os detalhes ali contidos (1Cr 28:19). Ele passou esta planta às mãos de seu filho. A planta que dispomos para a Casa de Deus são as Escrituras. Na Bíblia temos a revelação de Deus, ali encontramos orientação segura de como construir a Casa de Deus. Estes ensinos preciosos precisamos passar às mãos de nossos filhos para que todas as gerações sejam instruídas na Palavra de Deus.

O segundo item é a mão de obra. Trabalhadores habilitados e bem dispostos. Davi apresentou a Salomão os sacerdotes, levitas e os especialistas (1Cr 28:21). Na Casa de Deus precisamos de pessoas hábeis e bem dispostas a trabalhar. Em cada área é necessário ter bons obreiros: no ensino, na Música, na Ação Social, na Evangelização, no pastorado etc. É importante que o obreiro receba dons de Deus e esteja bem disposto para botar a mão no arado. 

O terceiro e, no entanto, o mais importante é a presença de Deus. Se Ele não está conosco, nenhuma obra vai adiante, todo esforço é em vão. Ele está presente quando existe obediência e fidelidade (1Cr 28:9). Davi fez questão de estimular seu filho a se esforçar e ter bom ânimo, porém, também prometeu que o Senhor estaria presente, não o deixaria desamparado. Isto garantia o sucesso e a conclusão da obra (1Cr 28:20).

Temos nas mãos a planta que nos orienta como fazer. Precisamos pedir ao Senhor mais obreiros habilitados e bem dispostos (Lc 10:2) e podemos estar certos da presença e da benção de Deus quando nos dispormos a obedecê-Lo.

Rev. Tiago Silveira da Silva