Cuida Primeiro de Ti Mesmo!

Em uma das frases célebres do Enem, o aluno havia dito que precisamos “deixar de ser egoístas e pensar um pouco mais em nós mesmos”. É claro que isso é um absurdo, olhando ao pé da letra, mas, filosoficamente, podemos refletir sobre estas duas realidades: 1) sermos egoístas e, 2) pensar em nós mesmos.

Somos egoístas quando, ao pensarmos em nós mesmos, não nos preocupamos com mais ninguém. Somos egoístas, quando nossos alvos visam atender apenas nosso bem-estar. Somos egoístas, quando o princípio, o meio e o fim de nossas ações visam apenas a nós mesmos.

Mas não somos egoístas quando o nosso bem-estar é para servir ao próximo. Não somos egoístas quando priorizamos o nosso benefício, quando deste depende o bem alheio.

Não somos egoístas ao pensar em um outro propósito superior que necessite, antes, que estejamos bem.

Isso me faz lembrar a orientação que é dada antes de qualquer voo, a respeito das máscaras de oxigênio. A comissária sempre diz que caso haja uma criança ao seu lado, coloque a máscara primeiro em você e depois na criança. Para que você possa atender com eficiência a criança você precisa primeiro cuidar de você.

De igual forma não podemos cuidar bem dos outros na nossa vida espiritual se não estivermos bem conosco mesmos. Como podemos falar do amor de Deus se não o experimentarmos. Como falar da salvação se não formos salvos. Quando não nos preocupamos primeiramente conosco, jamais poderemos ser úteis para os outros.

De que adianta ganhar o mundo e perder a sua vida! (Lucas 9.25). Então, cuide-se! E sê tu, uma bênção!

Rev. Romer Cardoso dos Santos
Diretor do Seminário Teológico Presbiteriano Rev. Ashbell Green Simonton