Cristão Com “C” Maiúsculo

“Então disse Jesus ao seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” (Mateus 16.24)

 

Os dicionários definem Cristão como aquele que professa e segue o Cristianismo; que é adequado e compatível com a doutrina e a prática Cristãs; pessoa batizada numa Igreja Cristã e que segue a doutrina de Cristo.

Tal definição é imprecisa, incompleta e superficial. Pode-se ter todas essas características descritas sendo apenas um “religioso”; um “Cristão” por tradição (que herdou a religião Cristã dos pais); um Cristão nominal (tem aparência de Cristão, mas não é convertido, não tem Cristo no coração, é apenas um frequentador de Igreja).

O Cristão Verdadeiro é uma Nova Criatura em Cristo; recebeu uma nova natureza espiritual; foi adotado em Cristo como filho de Deus; vive em novidade de vida. Se vive ainda na velha vida de pecados, não nasceu de novo, apenas mudou de religião. O Cristão verdadeiro, o Cristão com “C” maiúsculo, apresenta algumas características distintivas:

  • Voluntariedade. Jesus afirmou: “… Se alguém quer vir após mim…” É um ato voluntário e espontâneo ser Cristão. Não deve ser uma imposição da tradição religiosa da família. A pessoa age pela própria vontade, movida pelo Espírito Santo. Motivada pelo coração, rende-se a Cristo totalmente por sua graça e amor.
  • Despojamento. “…A si mesmo se negue…”É uma atitude de despojamento, abrindo mão dos prazeres da carne e das tentações do mundo. É renunciar à própria vida para viver a vida de Cristo, viver em Cristo e para Cristo! É ser crucificado com Cristo e ressuscitar com Ele para uma nova vida. O Apóstolo Paulo declarou “…Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim…” (Gl 2.19-20)
  • Comprometimento.“…Tome a sua Cruz…” Tomar a cruz é comprometer-se com Cristo. Ele não quer “seguidores” sem compromisso com Ele, que não assumam total responsabilidade espiritual com Ele de amá-Lo, servi-Lo e assumir todas as consequências desses atos. Fala, também, de perseverança; não negá-lo diante dos homens; ser fiel até à morte
  • Tornar-se Discípulo.“…E siga-me.”Segui-lo é ser seu discípulo, andar com Ele, conviver com Ele e aprender Dele. Os apóstolos conviviam com Cristo 24 horas por dia. Para ser discípulo de Cristo torna-se imprescindível ir a Ele e aprender Dele. “Vinde a mim… e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração…” (Mt 11.28-29)Seja um Cristão com “C” maiúsculo, o “C” de Cristo, que aponta para a Conversão, Comunhão, Consagração e Crescimento espiritual.

    Rev. Isaías Cavalcanti da Silva

    Pastor Auxiliar na Igreja Presbiteriana do Rio