Coração Aberto

Há alguns dias atrás chegou-me às mãos um texto do saudoso Rev. José Borges dos Santos Júnior, Ministro presbiteriano que chegou a presidir o Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil. Sua vida acadêmica esteve intensamente ligada ao Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas, onde tive a honra de estudar. Sua dedicação e paixão pelo ensino teológico, lhe outorgaram a alcunha de Velho Mestre expressando o reconhecimento e carinho de seus antigos alunos. No texto que li, fazia-nos um apelo a abrir as mãos para a semeadura da vida. Com a reverência que o texto original merece e impõe, tomei a liberdade de elaborar, tomando suas linhas mestras, um novo apelo, como adiante segue:

Abre o coração, porque o coração fechado impede a entrada da alegria na alma. Abre o coração, porque ele é diferente da porta. Na casa, na fortaleza, no cofre, a segurança depende da porta fechada. Na alma, a segurança e a paz dependem do coração generoso e confiadamente disposto a amar.

Abre o coração, para que sua vida seja expressão de benção. Esteja pronto a acolher, amparar, auxiliar e abençoar o próximo, como o Senhor Jesus sempre fazia. No coração do Mestre, havia e há, espaço aberto a todas as pessoas, de todas as cores, de todas as situações sociais, de todas as convicções. No coração fechado, o coração que procura reter a semente da existência, como se possível fosse, dorme o sono da infertilidade e da morte. No coração aberto está o poder infinito de promover a alegria, a salvação, a paz, a cura e o alívio.

Abre o coração para que possas receber amor. O coração fechado não colhe as bênçãos que Deus está continuamente dispensando. Deus é amor (I Jo 4:8) e quem exerce o amor, aproxima-se cada vez mais dEle.
Abre o coração! No coração fechado o amor fica como que guardado, inerte, inútil, infrutífero. No coração aberto o amor é semente que se multiplica e , de tal modo, que gera abundância para ti mesmo, e ainda assim, muito para os outros- muito de alegria, de graça e de salvação!

Portanto, abre o coração!

Pastor Wladymir